O Governo do Estado do Paraná, através do programa Viaje Paraná, marca presença neste fim de semana na Convenção de Vendas da CVC, a maior operadora de turismo do Brasil. Este evento, que ocorre em São Paulo (SP), reúne mais de 1.800 profissionais do setor, incluindo franqueados, gerentes de loja, agentes de viagem e executivos da empresa, e representa a segunda participação consecutiva do estado nesta convenção.
Os resultados da parceria com a CVC já são evidentes: em um ano, as vendas de pacotes turísticos para o Paraná aumentaram em 39%, conforme dados divulgados pela operadora. O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, destacou a importância do foco nas principais operadoras nacionais. “Estamos trabalhando para incluir mais produtos paranaenses nas ofertas das operadoras. É essencial apresentar roteiros, experiências e opções de hospedagem para que elas possam criar e vender pacotes. O crescimento nas vendas com a CVC é um indicativo de que estamos no caminho certo”, afirmou Nunes.
Viaje Paraná
No evento, os representantes do Viaje Paraná conduziram sessões de capacitação para os lojistas presentes. O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressaltou o potencial turístico de Foz do Iguaçu e Curitiba, destacando novos atrativos como o Festival de Teatro de Curitiba e a maior programação natalina gratuita do país. Cortes também mencionou novos parques temáticos em Foz do Iguaçu, além de um aquário e um museu de arte que estão em desenvolvimento.
A apresentação paranaense também incluiu outras atrações turísticas como os Campos Gerais, a serra de São Luiz do Purunã, as vinícolas e o turismo rural nas cidades de São José dos Pinhais e Campo Largo, além das belas praias de água doce no interior e destinos litorâneos como Morretes e Antonina.
Participaram ainda das palestras o diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar, e o gerente de Relações com o Mercado, Eduy Azevedo. Aguiar enfatizou que o Paraná é o único estado brasileiro a possuir dois Patrimônios Naturais da Humanidade: o Parque Nacional do Iguaçu e a Grande Reserva da Mata Atlântica. “Essas características posicionam o Paraná como um destino principal para turismo voltado à natureza e aventura”, destacou.
Rodrigo Galvão, diretor de Produtos Nacionais da CVC, acredita que a participação ativa do Paraná trará um aumento significativo no fluxo turístico. “O estado possui uma vasta gama de atrações e várias regiões prontas para serem exploradas. Precisamos sempre inovar com novos produtos turísticos, e o Paraná se destaca como uma joia nesse sentido. A qualificação oferecida certamente contribuirá para um aumento no número de visitantes”, comentou Galvão.
Para fortalecer essa estratégia, a Setu e o Viaje Paraná estão intensificando suas ações junto às principais operadoras de turismo do país. Além da convenção da CVC, o estado sediará pelo menos dez outros eventos desse tipo ao longo deste ano. “Esperamos receber cerca de dois mil agentes de viagem provenientes de diversas operadoras em nosso estado este ano, proporcionando-lhes não apenas capacitação mas também a oportunidade de conhecer nossas atrações pessoalmente”, concluiu Irapuan Cortes.
Leia também: Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira