Moradores do Residencial Jardim Royal, situado no bairro Neves, em Ponta Grossa, reclamam de frequentes furtos nas residências construídas no local. A alegação é de que indivíduos estão realizando furtos nas novas moradias da comunidade, onde algumas ainda estariam vazias.
Uma moradora do Residencial, que prefere anonimato, procurou o Portal BnT para denunciar o caso. Ela conta as dificuldades enfrentadas pelos moradores. “Desde que mudamos para nossas casas, os ladrões já roubaram as fiações, entraram nas residências, levaram o que quiseram”, diz.
As residências têm câmeras de segurança que flagraram autores durante o ato. Confira um dos momentos no vídeo abaixo. Em plena luz do dia, um suspeito começa a roubar a fiação do chão de uma residência, na parte superior da imagem.
Além dos fios de cobre, outros pertences também foram furtados pelos suspeitos. “Em uma das casas foi levado varal de chão, máquina de lavar e a vizinhança está revoltada. O prejuízo dos moradores está sendo mais de 400 reais com instalação nova e mãos de obra de eletricista”, diz a moradora.
Leia mais: Identificado jovem que morreu em grave acidente em Jaguariaíva
Segundo relatos de outras pessoas que moram no residencial, os indivíduos se escondem em um matagal situado na região, ao lado do Padre Roque. Ali, existem árvores que seriam utilizadas como escapatória pelos suspeitos.
“Um dia vi a polícia correr atrás de três pessoas por ali, porque é ali que eles se escondem. Eles fogem por ali”, diz outra residente. Os moradores emitiram boletins de ocorrência para providenciar medidas legais.
CRIME
O furto de fios de cobre não é um crime novo em Ponta Grossa. Em caso mais recente, um homem de 34 anos foi preso pela Polícia Civil (PCPR) após ter furtado cerca de 200kg de fios de cobre. Relembre a reportagem clicando aqui.
Guilherme Fontana, delegado responsável pela operação, destacou na ocasião que “a ação gera um prejuízo imensurável a sociedade. Não apenas pelo valor da fiação furtada e dano causado, mas também pelo transtorno causado pela interrupção do fornecimento de energia, internet e telefonia. São serviços essenciais às empresas, hospitais e órgãos públicos.”
A pena prevista para autores do crime de furto simples é de 1 a 4 anos de prisão. Já o crime de furto de fios, equipamentos de energia ou telecomunicações, a pena se agrava: de quatro a oito anos de prisão.