Brasil Cidades

Vídeo: tremores são sentidos no RS e número de desabrigados atinge 80 mil pessoas

Reprodução
Os tremores alcançaram magnitudes de 2.3 e 2.4 graus na Escala Richter; as consequências dos temporais afetam cerca de 90% do estado

Na madrugada desta segunda-feira (13), vários tremores de baixa intensidade foram registrados em cidades do Rio Grande do Sul. De acordo com o UnB (Observatório Sismológico da Universidade de Brasília), os tremores atingiram Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Ainda de acordo com o UnB, os tremores alcançaram magnitudes de 2.3 e 2.4 graus na Escala Richter.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os tremores aconteceram em locais atingidos pelas recentes enchentes. A origem dos tremores ainda não foi confirmada, mas a suspeita é: por conta da terra molhada, os riscos de deslizamento de terra aumentaram. 

Leia também: Motorista da VCG presta homenagem de Dia das Mães dentro de ônibus e gera comoção

Um geólogo será enviado para fazer uma avaliação em Caxias do Sul, para tentar identificar as possíveis causas e danos que possam colocar em risco a segurança da população. A orientação da Defesa Civil é de que os moradores só devem sair de suas casas, caso notem danos estruturais nas ruas e nos interiores de suas casas.

Confira o vídeo:

Desabrigados no RS

O número de pessoas que estão temporariamente morando em abrigos no Rio Grande do Sul chegou a 80 mil (80.826), conforme o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 9h desta segunda-feira (13).

Devido às fortes chuvas que causaram estragos em centenas de cidades do estado, há duas semanas, mais de meio milhão (538.241) de gaúchos estão desalojados, porque foram obrigados a abandonar a própria casa para ficar em segurança.

As consequências dos temporais afetam cerca de 90% do estado, ou 447 dos 497 municípios, e mais de 2,11 milhões de pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos extremos.

De domingo para hoje, mais quatro mortes foram confirmadas, elevando para 147 o número de vítimas. Os nomes das pessoas mortas identificadas e as localidades dos óbitos podem ser consultados no site da Defesa Civil estadual. Ainda há 127 pessoas desaparecidas. No levantamento oficial, em todo o estado, há 806 feridos.

Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas. Somam-se a esses salvamentos 10.814 animais domésticos e silvestres. Atuam nesses salvamentos 27.651 agentes públicos federais, do Rio Grande do Sul e de estados parceiros.

Com informações Agência Brasil


Rafaela Colman

Rafaela Colman

Graduanda do último ano em Jornalismo, na UEPG. Atuo como estagiária no Portal Boca no Trombone. Tenho experiência em edição de áudio e vídeo, entrevista e produção de reportagem.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone