A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, lançou uma nova fase do Zap PG, ferramenta digital que passa a integrar também os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O sistema foi apresentado pelo gerente de Controle e Avaliação da Fundação, Luciano dos Santos, durante entrevista ao Boca no Trombone.
De acordo com Luciano, o canal de WhatsApp — número (42) 9 9118-3980 — vai auxiliar em três etapas principais:
– Higienização das filas de espera, permitindo que o usuário confirme se ainda precisa da consulta ou exame;
– Atualização de cadastro dos pacientes, para manter telefones e endereços corretos;
– Envio de notificações e lembretes de agendamento de consultas e exames especializados.
“O sistema pergunta se o paciente ainda deseja permanecer na fila de espera. Isso ajuda a reduzir o número de pessoas que já foram atendidas por outros meios e não precisam mais do serviço. Além disso, um dia antes da consulta, o WhatsApp envia um lembrete automático, diminuindo as faltas”, explicou Luciano.
Leia também: Caída do céu, por Renata Regis Florisbelo
O processo de atualização será feito também por meio de QR Code, divulgado em ações da Prefeitura e da Fundação de Saúde. O objetivo é garantir comunicação direta com os usuários, otimizar os mutirões de atendimentos e melhorar o gerenciamento das filas.
Luciano reforça que os cidadãos devem ficar atentos ao número oficial do Zap PG, e não ignorar as mensagens enviadas. “Esse contato é essencial para manter os dados atualizados e garantir que ninguém perca o agendamento de consultas ou exames”, ressaltou.
Conheça o nosso canal do Youtube.




Add Comment