No primeiro semestre deste ano (2023), o 1° Batalhão de Polícia Militar fez a apreensão de 85 armas de fogo. Os dados estatísticos envolvem os índices de apreensão nos nove municípios abrangidos em sua área de atuação: Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Jaguariaíva, Arapoti, Piraí do Sul, Sengés, Carambeí e Doutor Ulysses.
A Polícia Militar retirou de circulação armas que estavam em posse de pessoas sem a devida autorização ou em desacordo com determinação legal, e que foram utilizadas para as mais diversas ações delituosas, como crimes contra o patrimônio, ou nos crimes contra a vida, como casos de homicídio ou latrocínio.
O resultado se refere à efetiva ação policial ostensiva no combate à criminalidade, referente a intensificação de abordagens a pessoas e veículos, e na rápida resposta desenvolvida quando um crime é cometido.
A eficiência no trabalho policial desenvolvido no 1º BPM, ao retirar de circulação armas que foram utilizadas para a prática de delitos, traz reflexos positivos sobre a incidência criminal em qualquer modalidade. A intensificação do policiamento ostensivo proporciona mais segurança e tranquilidade à população, como resposta em defesa da segurança da sociedade, compromisso assumido pela Polícia Militar do Paraná.
O 1º Batalhão ressalta que a população pode auxiliar denunciando práticas de crimes que tenha conhecimento, através dos telefones 190 ou 181(anônimo) ou também utilizando o App 190/PR, disponível para Smarthphone com sistema Android ou iOS.
Leia também: Veículo furtado em PG é recuperado pela Polícia Militar