O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, esteve novamente em Ponta Grossa nesta quinta-feira (3) para realizar mais uma entrega de moradias do programa habitacional Casa Fácil Paraná. Ao lado da prefeita Elizabeth Schmidt, Piana celebrou a entrega de 293 casas a famílias do município, em um grande bairro planejado. Esta é a quarta vez que ele visita a cidade para participar de ações do programa.
Segundo o governador, o total de moradias entregues, em construção ou já aprovadas em Ponta Grossa soma 7.716 unidades, com investimento de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura Municipal. A construção das moradias também impacta positivamente o mercado de trabalho local, com a geração de cerca de 21 mil empregos diretos e indiretos.
“Essas casas não só trazem dignidade para milhares de famílias, mas também movimentam o comércio, os serviços e impulsionam a economia”, destacou Piana. Ele ainda afirmou que o governo estadual está analisando a possibilidade de ampliar o programa, dependendo da disponibilidade de recursos. “Quem sabe a gente chegue a 120 ou 130 mil casas até o fim do mandato”, disse. Ele também citou a meta de regularizar até 200 mil terrenos em todo o estado.
A prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou que a cidade está em constante expansão e que há diversos projetos em andamento para acompanhar esse crescimento, como obras viárias, unidades de saúde e centros de educação infantil (CEMEIs). Entre os investimentos, estão a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), um novo CEMEI e a doação de terreno para a construção de uma escola estadual.
Além disso, a prefeitura está pleiteando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para viadutos, pontes e melhorias na mobilidade urbana da região. “Esse empreendimento já trouxe melhorias com a criação de uma nova via de ligação, que tem surtido efeitos espetaculares para quem mora aqui”, afirmou a prefeita.
Ponta Grossa é uma das cidades que mais têm se beneficiado com os programas habitacionais estaduais e federais, e a expectativa é de que o ritmo acelerado de investimentos continue nos próximos meses.
O secretário das Cidades do Estado do Paraná, Guto Silva afirmou que “a entrega dessas unidades vai acolher muitas famílias e também gerar emprego. Esse tipo de empreendimento tem sido fundamental para o destaque do Paraná na geração de vagas de trabalho”. Segundo ele, o Estado prepara novos projetos de infraestrutura para cidades com mais de 100 mil habitantes, com o objetivo de acompanhar o ritmo acelerado de crescimento urbano e industrial, especialmente em polos regionais como Ponta Grossa.
Leia mais: PM recupera caminhonete roubada horas após o crime em Ponta Grossa
Comentar