O especialista em imposto de renda Nelson Canabarro destacou nesta terça-feira (27) ao BnT News a importância da destinação do imposto para aumentar o valor da restituição. Segundo ele, o contribuinte pode direcionar parte do imposto devido para fundos como o Fundo da Criança e do Adolescente, o Fundo do Idoso, ou até mesmo para projetos culturais e esportivos, o que além de ajudar a sociedade, não impacta o valor a ser restituído.
Nelson explica que essa destinação é uma forma de incentivar ações sociais e culturais no país, sem custos adicionais para o contribuinte, pois o valor é descontado do imposto já devido. “É uma maneira de ajudar a quem precisa e, ao mesmo tempo, pode fazer a restituição ser maior ou, pelo menos, não menor do que a esperada”, ressalta.
Ele alerta, porém, para a necessidade de planejamento e organização na hora de declarar o imposto de renda para não perder prazos e benefícios. “É fundamental ficar atento às regras e documentos, para garantir que tudo seja feito corretamente e evitar problemas com a Receita Federal.”
A restituição do imposto de renda é um tema que gera dúvidas entre os contribuintes, mas Nelson enfatiza que, com orientação adequada, é possível aproveitar todas as possibilidades legais para otimizar o valor a receber. “Contribuir para fundos sociais também é um ato de cidadania”, conclui.
Leia mais: Daniel Dias visita Ponta Grossa e celebra um ano de projeto que transforma vidas