PG amplia participação popular no Plano Municipal de Arborização
Pesquisa da Prefeitura quer ouvir moradores sobre arborização urbana; participação é fundamental para planejar ações sustentáveis nos bairros de Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa está intensificando a mobilização da população para participar do Estudo de Percepção do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A pesquisa tem como objetivo principal reunir informações e sugestões dos moradores para embasar as ações voltadas ao plantio, manejo e manutenção das árvores na cidade.
Desde o lançamento do formulário digital, mais de 450 moradores já responderam ao questionário. No entanto, alguns bairros ainda registram baixa participação, como Chapada, Nova Rússia, Piriquitos, Ronda e Boa Vista. A meta da Secretaria é atingir pelo menos mil respostas, a fim de garantir uma amostragem mais representativa da realidade urbana local.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski, destaca que a escuta da população é essencial para que o plano reflita as necessidades de cada região e contribua com soluções efetivas para a arborização urbana. Segundo ela, a participação direta dos moradores garante mais legitimidade ao plano e fortalece a construção de políticas sustentáveis.
O formulário está disponível online no link https://forms.office.com/r/MzwqD6ERBP, além de estar acessível por banner na página principal do site da Prefeitura de Ponta Grossa. A pesquisa conta com 21 perguntas que abordam o perfil do respondente, a percepção visual sobre áreas arborizadas e não arborizadas, além de espaço para sugestões e cadastro para participação em futuras audiências públicas.
Com o PMAU, a Prefeitura pretende organizar o crescimento verde da cidade de forma segura, sustentável e com o apoio direto da população.
Leia mais: Confira se o Feira Verde estará perto da sua casa nesta segunda (16)























