O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (24) que tanto Israel quanto o Irã violaram o acordo de cessar-fogo anunciado por ele na noite anterior. A declaração foi feita a repórteres pouco antes de sua viagem à cúpula da OTAN, em Haia.
Apesar da tensão, Trump afirmou, em publicação na Truth Social, que o cessar-fogo ainda está valendo. “Todos os aviões retornarão e voltarão para casa, enquanto fazem um ‘aceno de avião’ amigável para o Irã. Ninguém se machucará, o cessar-fogo está em vigor!”, escreveu.
Trump criticou as atitudes dos dois países. Segundo ele, Israel “desistiu” da trégua logo após aceitá-la. “Não estou satisfeito com Israel. Quando digo ‘você tem 12 horas’, não é para sair na primeira hora e largar tudo. Também não estou satisfeito com o Irã”, afirmou. O presidente ainda disse que ambos “lutam tanto e com tanta força que não sabem o que estão fazendo”.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou ter autorizado novos ataques contra alvos em Teerã, em resposta ao que chamou de lançamento de mísseis iranianos, classificando a ação como “violação flagrante” da trégua.
O governo iraniano, no entanto, negou ter lançado qualquer míssil e acusou Israel de continuar os bombardeios por mais de uma hora após o início previsto do cessar-fogo. Diante do agravamento da situação, Trump fez novo apelo. “Israel. Não jogue essas bombas. Se fizer isso, será uma violação grave. Traga seus pilotos para casa, agora!”, escreveu o presidente americano em suas redes sociais.
Leia mais: Veja qual é a primeira loja confirmada no novo Shoping Plaza Campos Gerais em PG
Comentar