Notícias Corporativas

Florestas absorvem 30% das emissões de dióxido de carbono

Florestas absorvem 30% das emissões de dióxido de carbono
Florestas absorvem 30% das emissões de dióxido de carbono
Desmatamento ainda é realidade e, anualmente, 7 milhões de hectares de florestas são perdidos

As florestas e os bosques absorvem 30% das emissões de dióxido de carbono (CO²) da indústria e dos combustíveis fósseis, e se configura como um armazém dos gases que aquecem o planeta. Contudo o desmatamento ainda continua uma realidade que vai de encontro às ações contrárias ao aquecimento global. De acordo com o relatório “The state of the world’s forests” – “Estado das florestas no mundo”, em português – na página 17, o mundo perde 7 milhões de hectares de florestas por ano, o que representa uma área do tamanho de Portugal.

O estudo mostra, ainda, na página 16, que globalmente as áreas de floresta primária perderam mais de 80 milhões de hectares desde 1990. Além disso, incêndios florestais, pragas, doenças, espécies invasoras e secas colocaram em risco mais de 100 milhões de hectares.

Já o relatório “Bend the trend – Pathways to a liveable planet as resource use spikes” – “Dobre a tendência – Caminhos para um planeta habitável como picos de uso de recursos”, em português – ressalta na página 10 que a extração dos recursos naturais triplicou nas últimas cinco décadas, devido à expansão de altos níveis de consumo de materiais, especialmente em países de renda média-alta e alta. O documento alerta, ainda, que essa extração deve aumentar 60% até 2060, sendo um obstáculo nos esforços para as metas globais.

No tocante à Floresta Amazônica, o boletim do Instituto do Homem e Meio Ambienta da Amazônia (Imazon), por sua vez, dá sinais de otimismo, uma vez que, em fevereiro de 2024, foi detectada uma redução de 64% no desmatamento em relação a fevereiro de 2023.

Para o fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian Da Costa, o mundo empresarial faz importante contribuição nessa temática, especialmente quando a corporação está alinhada às ações ESG – sigla para “Ambiental, Social e Governança”, em português. Com base na publicação “Quality Magazine”, na página 33, ele pontua que as empresas que optam pelos meios sustentáveis e energias limpas poderão gerar 42 milhões de empregos até 2050.

“O âmbito corporativo é chamado a implementar iniciativas ambientais em todas as oportunidades, assim como destacou o Dia Internacional das Florestas, no dia 21 de março. Um exemplo é o ‘Quality Festival 2024’, agendado de 19 a 21 de novembro, em Manaus, capital amazonense, um encontro que reunirá empresários de diversos países da América Latina para tratar, inclusive, de ações ligadas à preservação ambiental e fim dos desmatamentos”, conclui.

 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR