Notícias Corporativas

Catálogo de Produtos e DUIMP devem acelerar processos aduaneiros

Catálogo de Produtos e DUIMP devem acelerar processos aduaneiros
Catálogo de Produtos e DUIMP devem acelerar processos aduaneiros
A Declaração Única de Importação (DUIMP) está em processo de implementação e, aos poucos, substituirá as declarações de importação tradicionais no Brasil. Esse novo formato foi desenvolvido com o objetivo de modernizar e simplificar os procedimentos aduaneiros, trazendo maior visibilidade e controle sobre as operações de comércio exterior.

O comércio exterior brasileiro está passando por uma transformação tecnológica com a implementação da DUIMP (Declaração Única de Importação) e do Catálogo de Produtos, parte do Programa Portal Único de Comércio Exterior, liderado pela Receita Federal e pelo Ministério da Economia. Essas iniciativas têm como objetivo simplificar o processo de importação e exportação, reduzindo a burocracia e os custos operacionais.

Elio Santos, Customs Clearance & VP Export/Import da Cromo Soluções Aduaneiras, comenta sobre o impacto dessas mudanças: “A DUIMP traz maior visibilidade e controle sobre as operações de comércio exterior, centralizando todas as informações em uma única plataforma, o que facilita a gestão e o acompanhamento dos processos.” 

A Cromo Soluções Aduaneiras, empresa voltada ao desembaraço aduaneiro, procura se adaptar a essas novas ferramentas com um foco estratégico. “Com o Catálogo de Produtos, conseguimos auxiliar nossos clientes na digitalização e padronização de informações, o que, além de garantir maior conformidade, acelera o trâmite aduaneiro,” explica Santos. Ele ainda acrescenta que a padronização dos dados reduz significativamente erros e retrabalhos, melhorando a eficiência das operações.

Dados do Ministério da Economia indicam que o uso do Catálogo de Produtos pode reduzir o tempo de liberação de mercadorias em até 40%, o que traz benefícios claros para a cadeia logística. “Essa otimização tem um impacto direto na competitividade das empresas, especialmente quando se trata de prazos e custos,” destaca Santos.

A Receita Federal também estima que a adoção da DUIMP pode gerar uma economia de até 15% nos custos administrativos, o que representa uma vantagem importante para empresas que operam no comércio exterior.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR