Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Notícias Corporativas

Falta de postos de recarga retrai vendas de carros elétricos

Falta de postos de recarga retrai vendas de carros elétricos  Falta de postos de recarga retrai vendas de carros elétricos
Falta de postos de recarga retrai vendas de carros elétricos
Estudo revela que brasileiros ainda tem medo de comprar carros elétricos por falta de pontos de carregamento

Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVA) apontam que, em 2023, o Brasil emplacou 93.927 carros elétricos ou híbridos de elétricos movidos a etanol/gasolina. Ou seja, um crescimento de 91% sobre 2022. De acordo com a pesquisa, a região Sudeste foi a que mais avançou na adoção deste modelo – 48.947 veículos elétricos foram comprados em 2023, um aumento de 101% sobre 2022.

Um estudo da Bain Company, que contou com a participação de consumidores do Brasil, Canadá, México, EUA e China, revelou que o Brasil é o país onde mais pessoas desejam comprar um carro elétrico. O documento mostra que entre os 42% dos participantes que disseram ter estudado a aquisição de um novo carro, 61% preferem que o novo carro fosse elétrico. No entanto, a mesma pesquisa revela os obstáculos que impedem o aumento das vendas dos veículos elétricos. Para 43% dos entrevistados, o custo de aquisição é o principal problema. O segundo obstáculo é a falta de postos de recarga/carregamento no Brasil segundo 33% dos participantes da pesquisa.

No Brasil, segundo a ABVA, o país conta atualmente com 3,8 mil postos de recarga. David Montoya, gestor global de desenvolvimento de negócios IoT da Paessler, afirma que uma análise publicada em 2023 na revista inglesa Nature indica que, no estado da Califórnia (EUA), 1 em cada 5 proprietários de veículos eléctricos se sente tão frustrado com o número de estações de carregamento e a qualidade dos serviços oferecidos que você está pensando em devolver para um veículo a gasolina. Montoya destaca que, segundo a PwC, existem atualmente 1,4 milhão de postos de gasolina convencionais e 160 mil postos de recarga elétrica nos EUA.

Montoya conta que este pequeno número de estações de carregamento no Brasil impacta a experiência do proprietário do veículo elétrico. Segundo o executivo, dependendo da infraestrutura da unidade visitada pelo motorista, o processo de recarga pode levar horas ou, por falhas de gestão, nem acontecer. Ele conta que principalmente no caso dos veículos elétricos não híbridos, existe um medo real de que, ao viajar pelas estradas brasileiras, o motorista não encontre postos onde possa carregar a bateria do seu carro.

David Montoya enfatiza que para se ter a melhor experiência de condução de um EV (Electric Vehicle) requer que este carro seja recarregado em qualquer lugar do país, com agilidade e confiabilidade. “Isso demanda energia elétrica de boa qualidade”, afirma Montoya.

O executivo da Paessler ressalta que, para atingir essa meta, é preciso que os gestores dos postos de recarga tenham uma nova perspetiva sobre a infraestrutura. “Uma estação de carga elétrica é, sem dúvida, distinta de um posto de gasolina/alcooleiro/diesel convencional”, finaliza David Montoya.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Jogador do América-MG é preso em flagrante por injúria racial contra atleta do Operário Família leva susto e prejuízo com veículo em chamas em PG Preso suspeito de matar homem encontrado na Estrada do Alagados Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (29) PCPR indicia suspeito de matar dois caminhoneiros em PG Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG