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Notícias Corporativas

IA ajuda comprador na hora de decidir pelo vinho

IA ajuda comprador na hora de decidir pelo vinho  IA ajuda comprador na hora de decidir pelo vinho
IA ajuda comprador na hora de decidir pelo vinho
Concha y Toro e varejistas otimizam experiência de compra da categoria de vinhos com inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) está se tornando uma ferramenta essencial para diversos setores, e o mercado de vinhos não é exceção. A Concha y Toro, uma das maiores vinícolas do mundo, segue a tendência, e em parceria com redes varejistas, está investindo em um projeto que utiliza IA para oferecer uma experiência de compra de vinhos mais personalizada e eficiente.

Pietro Capuzzi, Country Manager da vinícola no Brasil destaca que a falta de conhecimento do consumidor e o layout desafiador das gôndolas de vinho impactam significativamente as decisões de compra. Segundo pesquisas de mercado contratadas pela VCT, cujos dados são sigilosos, compradores escolhem sempre o mesmo produto, enquanto 28% acreditam erroneamente que uvas como Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon são marcas de vinho.

De acordo com o executivo, muitos limitam seu repertório a termos básicos como “forte/encorpado” ou “leve/fresco”, desconhecendo detalhes mais específicos sobre as características dos vinhos. Capuzzi afirma que a segmentação da categoria, por sua vez, tende a ser superficial, focando principalmente na origem do vinho (Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal, Austrália) e nas marcas mais conhecidas.

Para solucionar esse problema, a Concha y Toro acaba de lançar o Sommelier Digital, uma ferramenta que utiliza IA para oferecer uma experiência de compra de vinhos personalizada. Por meio de um quiz interativo, o Sommelier Digital coleta informações sobre o perfil do consumidor, como preferência de preço, tipo de vinho, ocasião de consumo e harmonização com refeições, e indica o vinho ideal. O projeto também contempla um novo sistema de organização na exposição dos vinhos nas gôndolas, além de displays informativos com linguagem acessível.

A iniciativa já está presente na loja Carrefour do Butantã, onde é possível vivenciar a experiência completa – desde a navegação intuitiva pelos corredores até a escolha do vinho com o auxílio do Sommelier Digital. A loja também disponibiliza vinhos brancos e rosés climatizados, na temperatura correta para consumo. “Este Carrefour é a nossa vitrine para o projeto de gerenciamento de categoria. Também já iniciamos um trabalho conjunto com a rede Condor, em Curitiba, e o objetivo é expandir o projeto para cinco novas lojas em diferentes regiões do país até o final do ano”, diz Pietro Capuzzi, Country Manager da VCT.

Com base em dados de comportamento do consumidor no ato da compra, a nova estratégia de exposição da Concha Y Toro consiste em um sistema de organização mais intuitivo considerando o tipo de vinho, origem, faixa de preço e marcas, além de displays informativos com linguagem de fácil compreensão. 

Para Capuzzi, os resultados iniciais são animadores e comprovam que o bom gerenciamento de categoria não só favorece o setor de vinhos como também eleva o conhecimento e a apreciação pelos consumidores. Em junho, os vinhos da Concha y Toro no Carrefour Butantã registraram um incremento de 35% em relação ao mês anterior à implementação do projeto. Na rede Condor, por exemplo, uma loja com o novo layout obteve um aumento de 25% nas vendas de vinhos em um mês, enquanto uma loja similar, ainda sem as alterações, mostrou um crescimento de apenas 3%.

A Concha y Toro não está sozinha nessa jornada. O GPA lançou recentemente a Paola, uma sommelier virtual baseada em IA, que ajuda os clientes a escolherem vinhos nas lojas do Pão de Açúcar. Sem a necessidade de baixar aplicativos, basta pressionar a tela e dizer o que busca. A Paola cruza informações de seu banco de dados e oferece o melhor resultado, atualizando o inventário de vinhos em tempo real.

Outro exemplo é da Casa Valduga, na Serra Gaúcha, que introduziu Val, sua sommelier virtual. Durante eventos, Val interage com visitantes através de totens, convidando-os à degustação e compartilhando experiências.

No Brasil, a ideia de ser atendido por um robô já é uma realidade em alguns lugares, como no Supermarket na loja da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, proporcionando uma nova perspectiva sobre como a tecnologia está transformando o varejo tradicional. O mais novo atendente do estabelecimento é o Robios GO, criado pela Human Robotics, para interagir de maneira autônoma e humanizada com os clientes, desempenhando funções como auxiliar na jornada de compra, guiar pelos corredores e fornecer informações sobre o produto.

Há anos a Concha y Toro vem investindo pesado na educação dos shoppers e na simplificação da experiência de compra para superar as barreiras atuais. O gerenciamento de categoria surge como um processo colaborativo entre indústria e varejo, fundamentado em pesquisas e análises de dados para entender a dinâmica de compra dos consumidores e desenvolver soluções.  

“O novo layout das gôndolas, em sinergia com a assistência do sommelier digital, permitirá aos consumidores um universo mais amplo de vinhos para explorarem. Essa iniciativa beneficia não apenas a Concha y Toro, mas todo o segmento, impulsionando os players e concorrentes”, comenta Pietro.

Para os donos de supermercados e varejistas a mensagem de Capuzzi é clara: um gerenciamento de categoria bem executado é a chave para o sucesso nas vendas de vinhos. “A mudança na forma de exposição do produto nas gôndolas é uma virada de chave que promete trazer grandes resultados. Juntos, vamos gerar um impacto transformador no varejo de vinhos”, conclui o country manager.

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