Notícias Corporativas

M&A: fusões e aquisições têm expectativa de aumento em 2024

M&A: fusões e aquisições têm expectativa de aumento em 2024
M&A: fusões e aquisições têm expectativa de aumento em 2024
Segmentos como saúde e turismo são vistos como promissores, de acordo com a BuyCo., organização brasileira especializada em M&A de pequenas e médias empresas. Indústria, tecnologia e serviços também devem permanecer atrativos

O setor de M&A (fusões e aquisições de empresas) está confiante de que 2024 será promissor para o mercado. A expectativa é de que o ano seja melhor do que 2023, quando os valores movimentados por esse tipo de operação caíram 15%, chegando a US$ 3,2 trilhões (aproximadamente R$ 15,9 trilhões, na cotação atual). Os dados são de um relatório da Bain & Company, consultoria norte-americana.

No entanto, ao falar do ano atual, a companhia estima um volume maior de negociações. “Muitos dos ativos que não foram lançados no mercado em 2023 alimentarão negociações em 2024”, afirma o trecho de um relatório que analisa as tendências para os próximos meses.

A empresa brasileira BuyCo., especializada em intermediar M&A de pequenos e médios negócios, reforça a expectativa positiva em relação ao mercado. “Diferentemente do ano passado, que ficou mais estagnado até a metade e só acelerou no segundo semestre, 2024 começou a todo vapor e promete ser promissor. Em 2023, nossa média estava em uma empresa vendida a cada 36 dias. Para este ano, a expectativa é que esse número seja melhor”, analisa Rafaela Rossi, CBO, sócia e cofundadora da BuyCo.

Rafaela explica que, em 2023, a empresa intermediou fusões dos mais variados segmentos da economia, como indústria, tecnologia, engenharia e serviços. “Para esse ano, a aposta está nos setores de saúde e turismo, mas a previsão é que indústria e tecnologia permaneçam atrativos”, avalia.

Eric Darioli, gerente de operações da BuyCo., diz que um dos fatores que devem impulsionar o mercado nos próximos meses no Brasil está relacionado à Selic, a taxa básica de juros da economia. 

“Com a queda da taxa Selic, prevemos um aumento das transações de M&A, que é uma excelente estratégia para o crescimento dos negócios”, destaca. Há poucos dias, em 31 de janeiro, o Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a quinta redução seguida na taxa Selic, que ficou estabelecida em 11,25% ao ano.

Brasil apontado como mercado em destaque

“As oportunidades, provavelmente, nunca foram tão grandes em M&A na América Latina como agora”. A frase é de um relatório da empresa KPMG, segundo o qual 45% dos investidores entrevistados afirmaram que a região está passando por seu momento mais propício para esse tipo de negócios.

Entre os países de maior destaque, está o Brasil, que foi apontado como atrativo por 40% dos entrevistados e como muito atrativo por 29%. No caso brasileiro, tamanho, estabilidade do mercado, ampla disponibilidade de recursos naturais e posição estratégica são fatores comumente apontados como favoráveis. Na América Latina, o país só perde para o México, que ficou em primeiro lugar ao ser visto como atrativo por 46% e como muito atrativo por 33%. 

Na avaliação da BuyCo., uma grande oportunidade para M&A no mercado brasileiro está nas pequenas e médias empresas, que representam 99% das empresas no Brasil. Elas são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 62% dos empregos de carteira assinada do país, conforme dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Quando feitas da maneira correta, fusões e aquisições “trazem acessibilidade ao empreendedorismo e reduzem a mortalidade dessas empresas”, sintetiza Rafaela. “Afinal, comprar um negócio em operação é o atalho para começar a empreender ou expandir os negócios com menos riscos”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://buyco.com.br/


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR