Notícias Corporativas

Aumento no número de extravio de bagagem preocupa passageiros

Aumento no número de extravio de bagagem preocupa passageiros
Aumento no número de extravio de bagagem preocupa passageiros
O número de malas extraviadas em voos internacionais quase dobrou entre 2021 e 2022, segundo o relatório "2023 Baggage IT Insights". A situação gera transtornos para os passageiros e reforça a importância de se ter um seguro viagem com cobertura para bagagem extraviada

De acordo com o relatório Baggage IT Insights, da Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas (SITA), em 2023 o número de malas extraviadas em voos internacionais saltou de 4,35 milhões para 8,2 milhões de casos registrados. Esse aumento simboliza um crescimento de 74.7% em relação aos anos anteriores, em 2021 e 2022.

A alta nos índices de bagagens extraviadas pode ser explicada por diversos fatores, como o aumento do fluxo de passageiros após a pandemia, a falta de mão de obra nos aeroportos e a crescente complexidade das operações aéreas. Além das perdas e extravios de bagagens, o relatório também mostra que a proporção de bagagens atrasadas durante o percurso aumentou para 42% em relação ao ano anterior.

Para Grasiela Ferreira, supervisora de Sucesso do Cliente da Real Seguro Viagem, esse crescimento poderia ser evitado com a contratação de um seguro que tenha cobertura para bagagens extraviadas: “Além de auxiliar na busca e recuperação da bagagem extraviada, o seguro viagem oferece opções como reembolso do valor da mala e dos seus pertences, danos causados à bagagem durante o transporte e indenização por despesas com roupas e itens de primeira necessidade, caso a mala não seja encontrada em até 24 horas”.

A fim de evitar que tenham a bagagem extraviada, Grasiela recomenda que os passageiros documentem em fotos sua mala, de modo a ter registrado o estado dela antes da viagem, lembrando de incluir informações como cor, tamanho e marca. Ademais, a supervisora ainda aconselha que os passageiros guardem todos os documentos relacionados à viagem, como comprovantes de compra e bilhetes aéreos.

Para diminuir o impacto do extravio de bagagem e garantir uma experiência de viagem mais tranquila para os passageiros, o relatório aponta para a necessidade de aplicar medidas abrangentes e inovadoras. Dentre elas, está a conscientização dos passageiros, promovendo a cultura de seguro viagem como forma de minimizar os impactos financeiros do extravio de bagagem.

Por fim, caso o passageiro sinta-se prejudicado, ele poderá solicitar o Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) ainda no aeroporto. Nele, é registrado qualquer incidente relacionado a bagagens extraviadas ou danificadas. Ele consiste em um código único de 10 letras e números, localizado acima do seu nome no recibo. 

Para mais informações: PIR da Bagagem: Relatório de Irregularidade de Bagagem e como pedir!


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR