Notícias Corporativas

Musk anuncia lançamento do chatbot Grok para assinantes do X

Musk anuncia lançamento do chatbot Grok para assinantes do X
Musk anuncia lançamento do chatbot Grok para assinantes do X
Tecnologia com base em Inteligência Artificial (IA) foi lançada para concorrer com o ChatGPT. Assinantes Premium+ da rede social X podem utilizar a nova ferramenta desenvolvida pela xAI, startup de IA do bilionário sul-africano

A xAI, startup de Inteligência Artificial (IA) do bilionário Elon Musk, lançou o Grok, chatbot com base em IA generativa, ou seja, que é capaz de produzir texto, imagens ou outras mídias em resposta aos usuários. Por ora, somente os assinantes Premium+ da rede social X (antigo Twitter) podem utilizar a nova ferramenta de inteligência artificial. O custo para uma assinatura desta categoria do X fica entre R$ 84 e R$ 110 por mês.

A principal diferença do Grok para outras ferramentas de chat por inteligência artificial, segundo seus desenvolvedores, é o senso de humor sarcástico e politicamente incorreto. A nova tecnologia é capaz de responder às perguntas mais controversas e até rejeitadas por outros chatbots semelhantes. Mas os usuários podem desabilitar essa caraterística do Grok, se assim preferirem.

Mais concorrência

Para Felipe, analista de marketing da agência WRG Marketing, o Grok foi lançado para medir forças com o ChatGPT, do OpenAI, aumentando a concorrência no segmento e estimulando avanços tecnológicos. “É bom ter concorrência em um mercado dominado pelo ChatGPT. Isso obriga as ferramentas a pensarem cada vez mais em quem utiliza, no visitante, afinal de contas, quem agradar mais, leva a atenção dos usuários”.

O ChatGPT, ferramenta de chatbot com inteligência artificial, domina 80% do mercado global de IA, de acordo com estimativa da empresa de pesquisa de mercado Valuates Reports.

O especialista destaca que, além de promover a concorrência no mercado, a criação do Grok também gera uma nova opção de mecanismo de pesquisa na internet, o que antes era uma função exclusiva dos buscadores de pesquisa, como Google, Bing ou Yahoo Search (em buscas como: atendimento e assistência técnica, melhor carro elétrico, melhor curso de inglês, meu ar condicionado ou renan valmeida).

Dados do Google apresentados no último evento “Think with Google”, em São Paulo, mostram que o uso de ferramentas de inteligência artificial no Brasil é acima da média mundial. Cerca de 46% dos usuários no Brasil utilizaram um recurso de IA no último ano, acima dos 38% da média global.

Impactos no mercado de trabalho

Felipe pontua que o desenvolvimento de tecnologias que utilizam inteligência artificial pode impactar o mercado de trabalho, já que oportunidades profissionais vão se tornar obsoletas em meio à constante evolução tecnológica. “Algumas funções de trabalho podem ser reduzidas pelo uso da IA, o que pode extinguir alguns postos de trabalho. Mas muitas novas oportunidades de trabalho vão surgir, até para profissionais especialistas neste tipo de tecnologia”, afirma o analista de marketing.

Uma pesquisa realizada pela Adecco e a Oxford Economics com 2 mil executivos de 9 países revelou que 41% dos entrevistados acreditam que contratarão menos pessoas nos próximos cinco anos por causa da IA. Por outro lado, o estudo mostrou que 66% indicaram que contratarão especialistas na área e que 44% irão educar seus funcionários com boas práticas sobre ferramentas de inteligência artificial.

Para saber mais, basta acessar: https://magazinehouse.us/  


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR