Notícias Corporativas

Vanderlande investe em tecnologia para ampliar logística

Vanderlande investe em tecnologia para ampliar logística
Vanderlande investe em tecnologia para ampliar logística
Com o crescimento do setor logístico do mercado brasileiro, a empresa vem investindo em iniciativas que buscam impulsionar a transformação digital de armazéns e centros de distribuição

A Vanderlande, empresa global de manuseio de materiais e automação logística, continua a expandir sua presença no mercado de armazenagem e encomendas com o uso de tecnologias e soluções, com objetivo de proporcionar eficiência e crescimento sustentável no setor logístico.

Na mesma direção, dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, mostram que o setor de e-commerce movimentou R$ 196,1 bilhões em 2023, marcando um aumento de 4,8% em relação a 2022, quando o volume de negócios foi de R$ 187,89 bilhões.

Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande no Brasil, explica que com este crescimento exponencial do e-commerce e a necessidade de processos logísticos cada vez mais ágeis, a empresa tem buscado oferecer soluções que respondam a essas demandas. 

“Tecnologias como sistemas de movimentação automática de mercadorias, robótica colaborativa e soluções de inteligência artificial (IA) estão sendo aplicadas para otimizar o gerenciamento de estoque, aumentar a precisão dos pedidos e reduzir prazos de entrega”, informa o profissional.

Para ele, este setor está à frente de uma revolução, onde a automação inteligente e o uso estratégico de dados são fundamentais para atender às exigências crescentes do consumidor final. “Nosso objetivo é desenvolver soluções que ajudem nossos clientes a escalar suas operações de maneira eficiente e sustentável”, reitera.

A seguir, o especialista apresenta as principais iniciativas tecnológicas nas quais a Vanderlande investe atualmente para otimizar os processos de armazenamento e encomendas:

Sistemas Goods-to-Person (GTP): tecnologia que automatiza a movimentação de produtos até os operadores, pode reduzir o tempo de separação e aumentar a produtividade dos armazéns; 

Robótica e automação Inteligente: com o uso de robôs colaborativos, a empresa tem automatizado processos críticos, como separação e embalagem de encomendas, minimizando o erro humano; 

Inteligência Artificial e análise de dados: as soluções de IA permitem prever picos de demanda, otimizando o uso do espaço de armazenagem; 

Soluções de Picking Automatizado: através de sistemas de picking automáticos e inteligentes, a empresa permite um processamento mais rápido de pedidos, integrando fluxos de trabalho em tempo real e adaptando-se às variações de demanda; 

Sustentabilidade e eficiência energética: a empresa também tem investido em tecnologias que promovem a sustentabilidade, como sistemas de energia regenerativa e softwares que monitoram o consumo de energia, para que as operações sejam ambientalmente responsáveis.

“A automação nos centros de distribuição brasileiros tem sido relevante para acompanhar o ritmo acelerado do mercado. Com isso, nosso objetivo é continuar trabalhando para atender à crescente demanda por armazenagem de maneira eficaz”, reforça Adriano.

Tendências futuras

Na visão do Country Manager da Vanderlande no Brasil, o futuro da armazenagem e encomendas será marcado por tecnologias ainda mais avançadas onde a Logística 4.0 irá desempenhar um papel importante na transformação do setor de armazenagem e encomendas, alavancando tecnologias como IoT (Internet das Coisas), big data e inteligência artificial para criar redes logísticas inteligentes e conectadas. 

“Com ela (Logística 4.0) será possível a automação completa de processos, com sistemas capazes de se autogerenciar em tempo real, aumentando a eficiência operacional, reduzindo custos e melhorando a experiência do consumidor”, conclui. 

Sobre a Vanderlande

A Vanderlande é uma empresa global especializada em soluções de logística automatizada para aeroportos, centros de distribuição e mercados de envio expresso e postal. Com uma rede de mais de 9.000 funcionários e atuação em mais de 100 países, a Vanderlande movimenta cerca de 3,7 bilhões de malas e 12 milhões de pacotes por dia para seus clientes em todo o mundo. A sede da Vanderlande está localizada em Veghel, nos Países Baixos e a empresa atualmente é uma subsidiária da Toyota Industries Corporation.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG Volta do X: Relembre o bloqueio no Brasil Vereadores(as) eleitos(as) em PG Candidatas à Rainha da München 2024