8ª Caminhada do Orgulho Louco em Castro percorre ruas centrais e reúne 250 pessoas
A Caminhada percorreu ruas centrais da cidade, embalada pela Fanfarra do Colégio Vespasiano Carneiro de Mello.

“Trancar não é tratar”. A 8ª Caminhada do Orgulho Louco, organizada pelo CAPS de Castro, reuniu cerca de 250 pessoas nesta quinta-feira (28). O evento ocorreu em prol do mês da Luta Antimanicomial, que acontece em maio.
A Caminhada percorreu ruas centrais da cidade, embalada pela Fanfarra do Colégio Vespasiano Carneiro de Mello. Os participantes carregaram faixas e cartazes com frases relacionadas à campanha. Também houve distribuição de panfletos para os munícipes.
Mery Chacon, professora de oficina terapêutica do CAPS e organizadora do evento, destaca que o objetivo da Caminhada é integrar os pacientes à comunidade. “Essa caminhada visa toda a quebra de preconceito, para que nossos usuários sejam vistos e estejam integrados à sociedade. É uma forma de lutar contra todo tratamento que os exclua da liberdade”, destaca.
“Queremos construir uma política pública de saúde mental baseada na humanização e essa caminhada se caracteriza pelo respeito aos direitos das pessoas em sofrimento mental”, reforça o secretário de Saúde, Matilvani Moreira.
O que é a campanha?
A luta antimanicomial é uma campanha de saúde mental que defende o fim do modelo de tratamento baseado em manicômios. A ideia central é que pessoas com transtornos mentais devem ser tratadas com dignidade, convivendo em sociedade e tendo acesso a cuidados de saúde, trabalho, cultura e afeto.
Com informações Assessoria
Leia também: “Tem tudo para ser um dos melhores do país”, diz prefeito de Castro sobre o curso de Medicina Veterinária























