Campos Gerais

Frísia atinge a marca de 1 milhão de litros de leite por dia

Frísia
Produção recorde foi contabilizada na média do mês de julho; em 1925, cooperados produziam 700 litros por dia, número atualmente alcançado por minuto

A Cooperativa Frísia alcançou no mês de julho a média de 1 milhão de litros de leite produzidos por dia. É a primeira vez na história da cooperativa que esse número é atingido durante um mês inteiro. A produção de leite dos cooperados da Frísia apresenta crescimento médio de 7% ao ano, mas a expectativa é que nos próximos anos possa chegar a 10%.

O gerente executivo de Pecuária da Frísia, Eduardo Ichikawa, destaca a importância do trabalho dos cooperados. “Esse resultado se deve à dedicação e ao excelente desempenho dos cooperados, que, sem dúvida, produzem um dos melhores leite do Brasil. Ele também é fruto dos colaboradores da Frísia, que prestam uma assistência técnica de alto nível e fornecem todo o apoio necessário”, afirma.

Quando a cooperativa surgiu, em 1925, os cooperados produziam 700 litros de leite por dia. Com o desempenho atual, eles produzem essa mesma quantidade por minuto. “Praticamente três pilares foram trabalhados para alcançar esse desempenho: nutrição, genética e sanidade dos rebanhos”, explica Ichikawa.

Com a genética, foi iniciada há décadas a introdução da raça holandês importada e, com o passar dos anos, a melhoria dos animais com inseminação artificial. Depois, a tecnologia de transferência de embriões e, atualmente, a genotipagem das vacas. Esse método consiste em verificar o DNA dos animais e, de acordo com essas informações, definir os melhores cruzamentos, gerando, assim, um rebanho mais produtivo de forma assertiva.

Em relação à nutrição, houve uma melhora no manejo das forragens, na produção da silagem e um ajuste nos níveis nutricionais da dieta, mais balanceadas com variedades de milho mais produtivas. Já a sanidade se deve pelo calendário de vacinação, com um sistema mais preventivo do que curativo.

Por conta desses três fatores, destaca o gerente da Frísia, os plantéis tiveram aumento ao longo dos anos. “No começo, o animal era criado no pasto, hoje está em barracões climatizados com o objetivo de proporcionar o bem-estar para o rebanho leiteiro. O animal com mais conforto produz mais. Outra vantagem é que o cooperado consegue ter mais animais em menos área”, reforça Ichikawa.

Industrialização

De acordo com Caio Cesar Godoi, coordenador da Pecuária Bovinos, a tendência é que esse crescimento continue nos próximos anos. “Não foi uma realização pontual, é um crescimento que vem ao longo dos anos. As propriedades estão crescendo por diversos fatores e tudo isso contribuiu para o resultado”, conta Godoi.

Outro ponto importante, destaca, é o fato de o produtor ter uma demanda de mercado. A industrialização gerada pela cooperativa e pelo sistema de intercooperação incentiva o criador a produzir mais, pois tem a quem vender.  “Ele tem a segurança da venda. Temos três Unidades de Beneficiamento de Leite, duas no Paraná e uma em São Paulo, que recebem toda a produção dos cooperados”, explica o coordenador.

Em 2023, a Frísia produziu 334,7 milhões de litros de leite, com uma produtividade média diária dos cooperados que saltou de 3.342 litros para 3.680 litros. A expectativa é aumentar a produção na casa de 8% a 10% ao ano.

Leia também: PCPR desarticula organização criminosa envolvida em falsos empréstimos que atingiram vítimas em todo o país


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão