Economia

Reforma tributária não prevê taxa de 25% em compra e venda de imóveis

Captura de Tela (9) Boca no Trombone Captura de Tela (9)
Projeto Comprova
Segundo o projeto Comprova, post publicado no TikTok possui conteúdo enganoso em relação a proposta aprovada na Câmara dos Deputados

 O projeto Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre alguns assuntos, dentre eles eleições e políticas públicas e investiga publicações com maior alcance e engajamento. O post com uma foto de Lula (PT) e o texto “O legal é que se você vender seu imóvel, você vai ter que pagar 25% pro seu sócio. Além do aumento de impostos, governo Lula decidiu que 25% de seu imóvel é de propriedade do governo” publicado na rede social TikTok foi considerado como conteúdo enganoso porque o texto em discussão no Senado Federal prevê um Imposto sobre Valor Adicionado (IVA) de 15,9% que deverá ser cobrado apenas sobre o lucro recebido por pessoas jurídicas.

 A proposta aprovada na Câmara dos Deputados, e que está sendo analisada pelo Senado Federal, colocou um teto de 26,5% para o novo IVA, unificando cinco tributos em dois: CBS (federal) e IBS (estadual e municipal). A compra e venda de imóveis terá uma alíquota com desconto de 40% sobre o total do IVA e resultando na taxação final de 15,9%.

Leia também: Preços de alimentos tiveram queda no mês de julho em Ponta Grossa, diz IPR

 A taxa de 25% citada no post enganoso do TikTok é uma antiga estimativa realizada pelo setor imobiliário baseada em uma outra versão do texto da reforma tributária, o que condizia à soma da alíquota média de 3% do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) com os 22% do IVA proposto anteriormente pelo governo.

 O Ministério da Fazenda afirmou, em comunicado no dia 16 de julho, que serão tributadas apenas as vendas de imóveis novos por empresas (incorporações) e que nada muda para quem tem um ou alguns imóveis e quer vendê-los. 

 Ainda de acordo com o Ministério da Fazenda, a taxação ocorrerá da seguinte forma para pessoas jurídicas: o imposto incidirá apenas sobre a diferença entre o custo de venda e o valor do terreno, haverá um redutor social de R$ 100 mil sobre o valor tributado, a alíquota do imposto incidente sobre esse valor reduzido será reduzida em 40% e do valor do imposto calculado sobre a base reduzida será deduzido o montante de todo o imposto pago na aquisição de material de construção e serviços pela incorporadora. No caso de imobiliárias, por exemplo, a tributação incidirá apenas sobre a diferença do preço de venda e de aquisição de imóveis.

Com informações do Projeto Comprova

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13) Previsão do Tempo de hoje (10) Previsão do tempo de hoje (9) Obra da “Saúde” inacabada em Castro Previsão do tempo para hoje (8)