A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa divulgou nesta quinta-feira (17) a relação de pessoas privadas de liberdade que obtiveram aprovação no I Exame Supletivo para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, referente à Fase I do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), do Centro Municipal Professora Helena Colody – Educação de Jovens e Adultos.
Dos apenados do Sistema Penitenciário de Ponta Grossa, 209 inscreveram-se e realizaram as provas em 30 de setembro deste ano. Desse número, 56 foram a provados. A maior pontuação foi de 7,6 e, a menor, de 5,0.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os exames têm o mesmo nível de dificuldade que as provas do Encceja regular. A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. O exame possibilita a retomada da trajetória escolar do estudante, dentro ou fora do sistema penitenciário.
Leia também Mulher consegue acionar a PM após ficar 15 dias em cárcere privado em PG
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino adotada nas escolas do Sistema do Paraná. Essa modalidade de ensino busca suprir a necessidade de acesso dos educandos privados de liberdade, levando em conta, para tanto, a diversidade – referente a faixa etária, ao nível prévio de escolarização, a situação socioeconômica e cultural e, sobretudo, a demanda por sua posterior reinserção na sociedade e no mercado de trabalho.