Campos Gerais Destaque

Castro comemora a 100ª Festa de Sant’Ana em julho; veja a programação

Foto: Matheus de Lara / BnT
Festividades acontecem entre os dias 17 e 26 de julho. Procissão fluvial é tradição no município

Entre os dias 17 e 26 de julho acontece a 100ª Festa de Sant’Ana em Castro, com novenas, eventos, apresentações, a tradicional procissão fluvial que ocorre no Rio Iapó, seguida da missa solene e churrasco. Esse ano também é comemorado os 250 anos da Paróquia Nossa Senhora de Sant’Ana.

Em conversa com o padre Sandro Brandt, disse que a expectativa da festa neste ano é criar um espírito de participação maior da comunidade em geral, tanto no aspecto religioso como no aspecto social da fefestal “Queremos resgatar o sentido da participação, talvez seja este o nosso grande desafio, realizar uma festa da padroeira que leve a todos uma maior consciência, responsabilidade nas diversas atividades pastorais e religiosas que a paróquia de modo geral realiza. A festa deste ano pretende deixar um legado comunitário e participativo”.

Conforme a programação, esse ano várias atividades vão acontecer ao longo dos dias. O padre destaca que os eventos extra-religiosos tem o objetivo do envolvimento de toda a comunidade local, não só a religiosa. “Sabemos que se queremos evangelizar precisamos usar os meios e as realidades que temos. As diversas atividades ajudam a sintonizar uma parcela do povo que não vem na igreja e ao mesmo tempo conscientiza que a igreja não é somente o templo, mas todo o povo de Deus”. Sobre a estimativa de público no dia da padroeira, Sandro acredita que seja em torno de mil pessoas acompanhando. “O importante é que as pessoas e os devotos de Sant’Ana entendam a importância de celebrar aquela que tanto intercede pela nossa comunidade castrense”.

Programação

As festividades começam com as novenas. As celebrações serão sempre às 19 horas. No dia 17 de julho o tema é “pelas comunidades que integram a Paróquia Sant’Ana”. No dia 18 “pelas comunidades vizinhas que surgiram a partir da Paróquia Sant’Ana. No dia 19 “missa em louvor a São José (por todos os trabalhadores, empresários, profissionais liberais, autônomos, agricultores/agropecuaristas)”. No dia 20 “missa pela educação (por todos os professores, pelos educadores da APAE)”. No dia 21 “missa por todos os servidores públicos e em proteção aos profissionais de segurança pública”. No dia 22 “missa aos jovens e pelas famílias”. No dia 23 “pelos profissionais da área de saúde, cuidadores de enfermos e idosos”. No dia 24 “missa de cura e libertação pelas famílias”. Poe fim, no dia 25 “missa de perseverança em Cristo (em agradecimento a todas as pastorais da Paróquia Sant’Ana)”.

No dia da padroeira, às 9 horas, acontece a procissão dos barcos com a chegada da imagem de Sant’Ana na prainha. Após ocorre a procissão até a igreja com Missa Solene às 10 horas. Logo em seguida, a partir das 11 horas, ocorre a entrega do tradicional churrasco com maionese e farofa.

Veja a programação completa na foto abaixo;

Para quem participar da Rota das 21 Capelas de Sant’Ana 4×4, a concentração para a largada vai acontecer a partir das 7h30 na rua Francisco Xavier da Silva (subindo a prfeitura). A taxa de inscrição é de R$ 50 por veículo. Mais informações no telefone da paróquia (42) 9-8417-9787.

Leia também: Em Castro, sindicato pede cancelamento de decreto que suspende benefícios salariais de servidores


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão