Na última semana a Câmara dos Deputados aprovou com grande maioria, 318 votos favoráveis, contra 118 contrários. Essa votação trouxe um embate público entre o ex presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O fato teve início em um evento do Partido Libera (partido de Bolsonaro), no qual Tarcísio (Republicanos) esteve presente como convidado. Nessa data, Tarcísio foi exposto pelo ex presidente fazendo com que os presentes, em sua maioria deputados do PL vaiassem e hostilizassem o governador de São Paulo. Em um determinado momento da reunião , Bolsonaro disse que Tarcísio não tinha experiência política.
Esse episódio pode ser o início do afastamento entre Bolsonaro e Tarcísio, pois o atual governador de São Paulo é tido como sucessor nato de Bolsonaro na corrida presidencial em 2026. Essa pode ser a chance de Tarcísio se descolar de Bolsonaro e caminhar pelas próprias pernas, se firmando como principal nome na disputa contra a esquerda na próxima eleição presidencial.
O desafio do governador é trazer para si , parte do movimento bolsonarista que aos poucos vai se deteriorando, um bom exemplo disso é o comportamento do empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan , que se afastou definitivamente de Bolsonaro, assim como outros empresário e políticos de alto coturno.
Lembrando que o momento político, bem como as perspectivas políticas são bem distintas entre os dois. Bolsonaro acaba de perder os direitos políticos por 8 anos, no primeiro de muitos processos que estão em andamento em seu desfavor. Pode inclusive, brevemente perder o cargo de presidente de honra do Partido Liberal (com salário de 41 mil reais) em consequência de investigações do Tribunal de Contas da União, dentre outros processos em andamento no Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral.
Por outro lado, o Governador de São Paulo, além de ter em mãos o estado mais rico do país, tem 70 deputados federais que trabalham também pelo estado e isso reflete diretamente na sua administração e principalmente tem um bom trânsito político em várias vertentes por não ter um radicalismo em seu discurso, diferentemente do ex presidente Bolsonaro.
Portanto , Tarcísio poderá ser uma grande aposta da direita para 2026, e se houver um rompimento entre as partes, com certeza quem sairá perdendo será Jair Bolsonaro, que além de perder os direitos políticos, aos poucos vê evaporando o seu poder político, o que já era previsto!
Leia também: A superficialidade e a ignorância do ser humano, por Roberto Ferensovicz