SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Últimas

Ação contínua em Piraí do Sul recolhe 2 mil pneus para prevenção da dengue

Os pneus recolhidos foram encaminhados para um espaço específico da Prefeitura, onde serão armazenados até o acúmulo de uma carga suficiente para transporte

0
#image_title
Publicidade

A Prefeitura de Piraí do Sul realizou na sexta-feira (9) mais uma etapa da ação contínua de recolhimento de pneus inservíveis nas borracharias da cidade. A iniciativa, que ocorre periodicamente, é coordenada pelo Serviço de Vigilância em Saúde e conta com o trabalho integrado da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Nesta fase, foram recolhidos mais de 2.000 pneus em 20 estabelecimentos, superando significativamente o resultado da ação realizada em 2023, quando aproximadamente 700 pneus foram coletados. O objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que costuma se proliferar em locais de difícil descarte como pneus abandonados.

“Essa é uma ação simples, mas de grande impacto na saúde pública. Estamos falando de prevenção, de cuidar da nossa gente antes que o problema apareça. Com o apoio das borracharias e a conscientização da população, conseguimos avançar muito. A Prefeitura está empenhada em manter essa mobilização permanente”, afirmou o prefeito Henrique Carneiro.

Os pneus recolhidos foram encaminhados para um espaço específico da Prefeitura, onde serão armazenados até o acúmulo de uma carga suficiente para transporte. Em seguida, uma empresa especializada fará a coleta e dará a destinação ambientalmente correta, priorizando a reciclagem.
Além de recolher pneus das borracharias, a ação permite que esses estabelecimentos recebam pneus inservíveis da população. Os moradores que possuírem pneus velhos devem levá-los até a borracharia mais próxima, que fará o armazenamento adequado até que a Prefeitura realize nova coleta.

Segundo o Coordenador dos Agentes de Combate às Endemias, José Milléo Filho, a medida é fundamental para manter o controle da proliferação do mosquito, especialmente nas estações mais críticas.
“O trabalho dos nossos agentes é diário, mas o apoio da população e das borracharias é essencial. Os pneus são grandes vilões no combate à Dengue porque acumulam água e não são fáceis de descartar. Essa ação reforça nosso compromisso com a prevenção e, com coletas regulares, nossa expectativa é reduzir significativamente os casos da doença no município”, destacou.
É importante ressaltar que as coletas são realizadas diretamente nas borracharias da cidade, de forma periódica. Por isso, o cidadão que deseja descartar pneus inservíveis deve levá-los até a borracharia mais próxima. Com a colaboração de todos, é possível manter o município protegido e saudável.

Leia também: Castro começa obras para mirante na Prainha

Das assessorias
Autoria
Das assessorias
Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →