Política

ALEP tem novo líder de oposição ao Governo Ratinho Júnior

oposição Boca no Trombone oposição
VALDIR AMARAL/ALEP
a Bancada da Oposição destacou seu papel de combate a retrocessos e defesa de pautas sociais, ambientais e econômicas prioritárias para o estado

 

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deu início a um novo ciclo político nesta semana com a posse da Mesa Diretora para o biênio 2025-2027. Em sessão solene histórica, que reuniu cerca de 2,5 mil pessoas no Plenário Waldemar Daros, a Bancada da Oposição destacou seu papel de combate a retrocessos e defesa de pautas sociais, ambientais e econômicas prioritárias para o estado.

À frente da Oposição, o deputado Arilson Chiorato (PT) assumiu oficialmente a liderança da Bancada e reforçou o compromisso de unir fiscalização rigorosa à construção de alternativas para os desafios do Paraná.

“A Alep é a Casa do Povo, e nosso trabalho é transformar demandas populares em políticas públicas. Aprovar projetos que garantam acesso à saúde, educação de qualidade, emprego, e vida digna para a nossa gente”, afirmou. “Nosso papel também é combater qualquer retrocesso, como nossa luta contra a venda do patrimônio público, além da defesa dos servidores estaduais, que seguem sendo desvalorizados pelo governador”, afirmou.

Presença na Mesa Diretora

A composição da Mesa Diretora também trouxe protagonismo à Oposição. O deputado Requião Filho (PT) assumiu a 3ª Secretaria, reafirmando postura crítica ao governo estadual. “É importante lembrar que meu papel aqui na Assembleia não muda em nada. Continuo sendo oposição ao governo, continuo transparente, denunciando irregularidades e legislando por um Paraná melhor.”

Já o deputado Goura (PDT), eleito para a 5ª Secretaria, destacou a urgência de conectar a Alep às pautas climáticas e às demandas da população. “Seguimos na Mesa Executiva com o desafio de aproximar a Casa das ruas, priorizando sustentabilidade, transparência e direitos humanos”, enfatizou.

Desafios e prioridades para 2025-2027

Sob a presidência de Alexandre Curi (PSD), a Alep enfrentará debates críticos, como ajustes orçamentários e projetos de impacto social, entre outros. Nesse cenário, a Oposição atuará para garantir uma atuação legislativa democrática e alinhada aos anseios populares.

Com uma frente plural (PT e PDT), a Bancada sinalizou que priorizará:

– Combate à desigualdade e fortalecimento de políticas públicas;

– Transparência no uso de recursos estaduais;

– Agenda ambiental, com foco em energias renováveis e mitigação de crises climáticas;

– Defesa dos direitos humanos e equidade social;

– Defesa dos servidores e do patrimônio público.

“Estamos aqui para servir ao povo, não a interesses privados. Cada proposta será analisada sob o critério do bem comum”, concluiu Chiorato, direcionando um recado à população: “Contem conosco. Juntos, somos mais fortes”.

A sessão de posse realizada na segunda-feira (3) marcou a reabertura oficial dos trabalhos legislativos, com expectativa de intensa agenda de votações já no primeiro semestre. A Oposição promete pressionar por debates sobre reajuste salarial para servidores, investimento em segurança pública e ampliação de programas sociais.

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Confira a previsão do tempo desta quarta-feira Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22)