Política

Aliel celebra veto que mantém direito ao BPC para pessoas com deficiência

Imagem do WhatsApp de 2024-12-27 às 163629_ac9be8c1 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-12-27 às 163629_ac9be8c1
Divulgação: Assessoria
Deputado avalia importância do veto presidencial em trecho do PL 4614/2024, que previa medidas mais rígidas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) se posicionou na noite da última quinta-feira (26) a respeito do veto presidencial em determinado trecho do Projeto de Lei nº 4614/2024, aprovado pelo Congresso Nacional na última semana. A partir da ação do presidente Lula, o parágrafo 2ª A do artigo nº 20 do PL, que previa medidas mais rígidas para o acesso das Pessoas com Deficiência (PCDs) ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), será retirado do texto final do projeto.

De acordo com Aliel, o veto representa uma conquista significativa na luta pelos direitos de PCDs. “É uma grande vitória para quem defende a Assistência Social e que nos dá forças para continuar lutando pelo que acreditamos. A aprovação do PL 4614 tinha pontos positivos e negativos. Porém, em um ponto específico houve uma votação separada com destaque. Esse trecho restringia o acesso de pessoas com deficiência considerada leve ao BPC. Votei contra esse ponto do texto, mas mesmo assim ele foi aprovado na ocasião”, detalhou.

Leia mais: Otimizando a Agricultura: Imagens de satélite e análise de dados para redução de custos 

No entanto, o parlamentar explica que, a partir do veto presidencial, o trecho que previa essa restrição será retirado do texto final, beneficiando milhões de pessoas em todo o país. “Nós estamos falando de uma importante conquista para inúmeras famílias brasileiras e para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também é uma vitória de todos aqueles que, mesmo que não atingidos diretamente, estavam preocupados em relação a esse assunto. Seguimos trabalhando sempre por aquilo que é direito da população”, concluiu.

Como funciona o BPC

O Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário mínimo por mês aos idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. O PL determina que o recebimento do benefício fica condicionado ao beneficiário ter um documento com cadastro biométrico e exige atualização cadastral a cada dois anos, no máximo. Em 2023, o BPC tinha 5,7 milhões de beneficiários, dos quais 3,12 milhões eram idosos e 2,58 milhões eram pessoas com deficiência.

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Como estão os cachorros atingidos por carro em PG Projeto distribui kits de Natal para crianças em Ponta Grossa Maxim comemora crescimento em PG Flagrante na Bonifácio Vilela Homem agride mulher a pauladas em plena via pública em PG Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo