Ponta Grossa

Aliel e vereadores preparam pedido de multa para a Sanepar por falta de água em PG

Deputado cobra explicações detalhadas da companhia a respeito dos problemas que afetam o abastecimento na cidade. Reunião entre lideranças ocorreu nesta segunda-feira (17)

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou de reunião no escritório regional com vereadores nesta segunda-feira (17), em Ponta Grossa, para debater a questão das interrupções no abastecimento de água. A situação afeta diferentes bairros da cidade desde o último fim de semana. Participaram da conversa os vereadores Geraldo Stocco, Professor Careca e Fábio Silva; além do secretário municipal Ede Pimentel.

Conforme Aliel, será enviada uma solicitação à Prefeitura Municipal e ao Ministério Público para que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) seja multada. O pedido ocorrerá a partir de um levantamento dos prejuízos ocasionados pela falta de água no município. Também será encaminhado um documento para a Sanepar e para o Governo do Estado, solicitando explicações detalhadas sobre as circunstâncias que levaram o município ao atual cenário.

“Reunimos esse grupo hoje para discutir o descaso do atendimento da empresa em Ponta Grossa. Milhares de famílias ficaram sem água. É uma situação recorrente e inadmissível. Tomaremos essas ações em conjunto, para que esse tipo de situação não volte a se repetir. Com as altas temperaturas que temos registrado na cidade, essa falta d’água se torna ainda mais grave e inaceitável”, explicou o deputado.

Justificativas da Companhia

O deputado federal argumentou sobre o vídeo divulgado à imprensa, onde Simone Alvarenga de Campos, gerente-geral da Sanepar nos Campos Gerais, detalha os motivos que teriam ocasionado a falta de água. “Foi dito que houve racionamento de água para cerca de 10% da cidade, de 7% a 10%. Isso me deixou muito preocupado, pois o mês de janeiro e início de fevereiro foram extremamente chuvosos. Então essa desculpa, ou informação, colocada é extremamente preocupante. Imagine se nós passarmos por uma estiagem de muitos dias?”, questionou.

Impacto e alternativas

Aliel ainda mencionou os prejuízos que as interrupções causaram nas atividades diárias da população e cobrou soluções imediatas. “É uma situação que atinge, em um nível muito preocupante, as famílias mais humildes e também os pequenos comércios. Aquele salão de beleza, por exemplo, que precisa da água e que não foi avisado com antecedência mínima. Também vamos pedir que a Sanepar tome outras providências como, por exemplo, a distribuição de caixas d’água gratuitas para um número maior de pessoas, principalmente para aquelas que mais precisam. Vamos acompanhar e cobrar”, concluiu.

Posicionamentos

O vereador Fábio Silva já havia utilizado as redes sociais anteriormente para tratar do mesmo tema. “Água é direito, não favor! Mais uma vez, a população de Ponta Grossa sofre com a falta de água e a Sanepar não dá uma resposta satisfatória. Não podemos aceitar esse descaso com as famílias que pagam suas contas em dia e ficam sem o serviço. Estou cobrando não apenas a solução imediata, mas também medidas para evitar que isso aconteça de novo. Sanepar, nossa cidade merece mais respeito e compromisso”, afirmou.

Leia também: Bairros de PG voltam a sofrer com a falta de água nesta segunda

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)