Campos Gerais

Aluna castrense é vítima de injúria racial durante partida de futsal feminino no Jeca

Injúria Racial Castro Boca no Trombone Injúria Racial Castro
Foto: Divulgação
Caso aconteceu durante uma partida da semana passada. Jeca termina nesta quarta-feira com a festa de encerramento

Durante os Jogos Estudantis de Castro (Jeca), na semana passada, em Castro, um caso de injúria racial contra uma aluna foi registrado durante uma partida de futsal feminino. A reportagem do Portal BnT apurou que dois alunos da rede estadual, menores de 14 anos, são os autores. A idade da vítima não foi revelada.

Em contato com o secretário municipal de esporte e juventude, Renato Pandorff, para saber mais detalhes da situação, disse que o caso foi apurado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), qual neste ano formou uma comissão para atuar no Jeca. Em nota, o presidente do TJD-PR, Thiago Amaral, detalha que por ser atletas menores de 14 anos, o tribunal não tem atuação de instauração de processo disciplinar para apurar os fatos.

“O que temos como atuação é orientação pedagógica. Tão logo foi identificada a situação, os atletas foram desligados das equipes que iriam jogar pela própria direção do colégio. Foi realizada a reunião de orientação pedagógica com os responsáveis pelos dois atletas presentes, onde ficaram cientes do ocorrido e prontamente reprovaram as atitudes. Foi feita toda uma conversa e explicação do quão errado são os atos, de conscientização mesmo dos atletas. Ao final do procedimento foi passado como dever aos atletas, que realizem um trabalho sobre o dia da consciência negra, para que entreguem à direção do colégio”, disse o presidente.

Nota da educação

A reportagem entrou em contato com o Núcleo Regional de Educação (NRE) para um posicionamento envolvendo os estudantes. Eles explicaram que “a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) repudia veementemente quaisquer atos racistas. A discriminação racial em qualquer instância é inaceitável e contrária aos princípios de igualdade, respeito e dignidade humana. A Seed-PR luta contra o racismo, buscando a promoção de um ambiente escolar inclusivo e diverso, onde cada indivíduo tenha seus direitos respeitados”.

Jeca e Jepca

Nesta quarta-feira (30), acontece o encerramento do 37ª edição do Jeca no Ginásio de Esportes Pagnacco. Neste ano, mais de 7 mil atletas. participaram. Os esportes presentes na edição foram, atletismo, badminton, basquetebol, bete-ombro, dama, futsal, futebol de campo, futebol society, handebol, queimada, tênis de mesa, tria, voleibol, vôlei de areia, xadrez. Além disso, houve as competições em forma de festival, entre elas estão skate, capoeira, jiu-jitsu, karatê, kickboxing, taekwondo e tênis de campo.

O Jeca contou com alunos entre 7 e 17 anos divididos em cinco grupos. Sobre as premiações, dentro das categorias esportivas, serão premiados com medalhas os 1º, 2º, 3º e 4° colocado, bem como haverá troféus para todas as escolas participantes e classificação geral dos grupos, sendo 1°, 2° e 3°. Os Jogos Paradesportivos de Castro (JEPCA) com a participação de 300 pessoas também foi realizada. As modalidades foram de atletismo, golf 7 e bocha.

Matéria atualizada às 17h44

Leia também: Capão Alto, em Castro, emite nota oficial sobre o ataque de abelhas em alunos e equipe pedagógica

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica