Destaque Publieditorial

Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Uma carreira promissora em tempos de transformação digital

Divulgação
Na Faculdade de Tecnologia Senac PR o aluno recebe uma formação ampla, que vai além dos algoritmos, incluindo soft skills

A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) é uma das mais promissoras no mercado de trabalho atualmente. Com a crescente informatização de empresas e processos em todos os setores da economia, a demanda por profissionais qualificados nessa área só tende a aumentar.

Os profissionais formados em ADS possuem conhecimentos técnicos específicos para projetar, desenvolver e implementar sistemas de informação nas organizações. Eles são responsáveis por criar soluções tecnológicas personalizadas de acordo com as necessidades de cada empresa, utilizando diversas linguagens de programação e ferramentas de desenvolvimento.

Na Faculdade de Tecnologia Senac PR o aluno recebe uma formação ampla, que vai além dos algoritmos, incluindo soft skills. O objetivo é formar não só a parte técnica, mas um profissional que tenha a visão de seu entorno. Durante dois anos e meio, os estudantes passam por matérias fundamentais para gestão, desenvolvimento e programação. Mas, também recebem a tarefa de desenvolver um projeto, com base em aulas de extensão na área de startup, ministradas ao longo dos períodos do curso.

A coordenadora de ensino superior do Senac PR, Paula da Costa Van Dal explica que no Senac PR existe um itinerário formativo e uma análise de impacto da oferta à comunidade interna e externa. “O que essa comunidade precisa? Como podemos, por meio da educação profissional, transformar a realidade das pessoas? E do contexto em que estamos inseridos? A partir dos resultados dessas análises os títulos são definidos e são estruturados para atingirem seus objetivos”.

Empregabilidade na área

Uma das vantagens para os profissionais formados em análise e desenvolvimento de sistemas é a ampla gama de oportunidades de emprego disponíveis. Eles podem atuar em empresas de software, instituições financeiras, órgãos públicos, consultorias de TI, startups e até mesmo como autônomos, prestando serviços de desenvolvimento de sistemas sob demanda.

Além disso, o mercado para esses profissionais é bastante diversificado. Eles podem trabalhar como programadores, analistas de sistemas, arquitetos de soluções, gerentes de projetos, especialistas em qualidade de software, entre outras funções. O campo de atuação é vasto e oferece diversas possibilidades de carreira e crescimento profissional.

Outro fator que contribui para a boa empregabilidade nessa área é a constante evolução tecnológica. Com o surgimento de novas linguagens de programação, metodologias ágeis, inteligência artificial, internet das coisas e outras tendências, é necessário que os profissionais estejam sempre atualizados e se adaptem às mudanças do mercado. A capacidade de aprendizado contínuo e inovação são fundamentais para se manter ativo e competitivo nesse setor.

No entanto, apesar das ótimas perspectivas e oportunidades oferecidas pela área de análise e desenvolvimento de sistemas, é importante ressaltar que a concorrência também é alta. Por isso, é imprescindível investir em uma formação de qualidade, buscar aprimoramento constante e desenvolver habilidades além das técnicas, como comunicação, trabalho em equipe e visão de negócio.

A empregabilidade para profissionais formados em análise e desenvolvimento de sistemas é bastante favorável. Com a demanda crescente por soluções tecnológicas e a constante evolução do mercado, é uma área que oferece diversas oportunidades de trabalho e crescimento profissional. No entanto, é necessário estar preparado e se manter atualizado para se destacar em um mercado competitivo.

Leia também: Senac Ponta Grossa oferece desconto especial nas matrículas para curso técnico em enfermagem


    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone