A audiência pública que debaterá a mudança de nome da Avenida Vicente Machado para Corina Portugal foi marcada para o dia 09 de abril. A audiência acontecerá na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa.
De acordo com o Mandato Coletivo, em um primeiro momento, a data da audiência seria na quinta (28), mas, devido à proximidade com o feriado da Sexta-feira Santa (29), a sessão foi alterada para o dia 09.
Josi Kieras destaca que a mudança da data tem por objetivo atrair um maior número de participantes, que em função da Semana Santa não poderiam participar na data anteriormente marcada.
O projeto
A proposta 51/2023, enviada pela vereadora Josi do Coletivo (PSOL), tem como objetivo renomear a avenida Vicente Machado para Corina Portugal, entre o trecho da Visconde de Taunay (Praça dos Polacos) até a Rua Benjamin Constant (rua do Terminal Central).
O motivo da lei é sobre uma “injustiça” cometida por Vicente Machado contra Corina, que foi assassinada pelo marido Alfredo Marques Campos, em 26 de abril de 1889. Vicente foi o advogado que absolveu o executor da ‘santa pontagrossense’. Além disso, ele foi presidente da então Província do Paraná, perseguindo políticos da cidade que se opuseram a ele.
Após a execução, com mais de trinta golpes, Corina foi encontrada com o corpo em perfeito estado, fazendo com ela fosse considerada uma ‘santa popular’. Seu túmulo é um dos mais visitados no Cemitério São José, onde devotos pedem graças e bênçãos.
Leia também: Deputado cria projeto para tornar obrigatório o ensino da língua Tupi nas escolas