A partir desta quinta-feira (29), o Banco do Brasil (BB) se torna a primeira instituição financeira do país a liberar o uso do Pix Automático para todos os seus clientes. A novidade chega ao mercado cerca de três semanas antes do lançamento previsto pelo Banco Central (BC) para as demais instituições, marcado para 16 de junho.
O Pix Automático é uma nova funcionalidade que promete facilitar o pagamento de despesas recorrentes, como contas de luz, mensalidades escolares, academias e serviços de assinatura. A ferramenta deve substituir o débito automático tradicional e o boleto bancário, oferecendo mais agilidade e controle para pagadores e recebedores.
O sucesso nos testes realizados junto ao Banco Central permitiu que o BB antecipasse a estreia da solução, oferecendo ainda diferenciais em relação ao cronograma padrão. Enquanto o BC estipula que as cobranças podem ser agendadas com dois a dez dias de antecedência, o Banco do Brasil permitirá agendamentos com até 90 dias. Outro destaque é a possibilidade de divisão dos valores recebidos via Pix em até seis contas diferentes, benefício exclusivo para empresas conveniadas.
Para usar o novo sistema, as empresas precisam firmar um convênio com o banco por meio do BB Digital PJ, a plataforma destinada a pessoas jurídicas. A adesão pode ser feita via API ou por arquivos padronizados. A cobrança pode ser enviada diretamente ao cliente pagador, que recebe uma notificação no celular. Após a autorização inicial, os débitos passam a ocorrer automaticamente nas datas e valores definidos pela empresa — sejam eles fixos ou variáveis.
Clientes também poderão aderir ao Pix Automático por meio de QR Codes. Esse formato permite o pagamento inicial de uma cobrança e, se desejado, a adesão automática às próximas, de forma periódica. Além disso, o cliente poderá acompanhar, alterar ou cancelar cobranças diretamente pelo aplicativo do BB, recebendo notificações sobre autorizações, liquidações e saldo insuficiente.
Apesar das semelhanças com o Pix Agendado Recorrente — obrigatório desde outubro de 2024 —, o Pix Automático se diferencia por centralizar o controle da cobrança na empresa, reduzindo erros de digitação e divergências. No Pix Agendado, é o próprio cliente quem define os valores, a periodicidade e a quantidade de parcelas, após digitar a chave Pix do recebedor.
Com o lançamento, o Banco do Brasil reforça sua liderança na digitalização de serviços financeiros, apostando na simplicidade e na automação para facilitar a vida de consumidores e empresas.
Leia mais: Posse da ministra das Mulheres vira ato de apoio a Marina Silva