BOLA ROLANDO – Definições da Série A e bastidores do Operário
Rodada decisiva define o campeão da Série A, acirra a luta contra o rebaixamento e movimenta os bastidores do Operário Ferroviário.

Olá, um grande abraço a você que me acompanha diariamente aqui no Bola Rolando, meu comentário no portal BNT. Bem, um grande assunto do momento, sem dúvida, é a rodada de ontem que definiu o campeão da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol desta temporada. É, ontem foi dia. Nós tivemos resultados importantíssimos acontecendo dentro da competição.
Resultados da rodada e definição do campeão
O Bragantino detonou o Vitória, uma goleada de 4 para o Bragantino, 0 para o Vitória. O Fortaleza venceu o Corinthians na Arena Castelão por 2 gols a 1. O Juventude em casa perdeu para o Santos com 3 gols de Neymar, 3 a 0 para o Santos. O São Paulo também fez 3 a 0 no Internacional de Porto Alegre. O Bahia venceu o Esporte Clube do Recife por 2 a 0.
E aí vieram os dois jogos decisivos das 21h30 de ontem, onde o Flamengo venceu o Ceará por 1×0 e sagrou-se campeão da temporada 2025 do Campeonato Brasileiro da Série A. No outro jogo, o Atlético Mineiro jogando em sua casa, Arena MRV em Belo Horizonte, perdeu por 3×0 para a equipe do Palmeiras.
E aí ficou definido que o Flamengo é o campeão da temporada, o Palmeiras o vice-campeão e Cruzeiro e Botafogo jogam hoje à noite para definir aí a sequência de classificações dentro do Campeonato Brasileiro da Série A. O importante frisar que as equipes agora vão definindo a parte de cima da tabela: já está claro que Flamengo é o primeiro, Palmeiras o segundo, o terceiro o Cruzeiro e o quarto o Mirassol.
A partir disso aí vêm as equipes que brigam ainda por vaga na Copa Libertadores e nas Copas Sul. Mas o importante agora é a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro, que ficou assim:
Briga contra o rebaixamento
O Esporte Clube do Recife e o Juventude, 100%, já garantidos na Série B — caíram para a próxima temporada. Internacional é o 18º com 41 pontos ganhos. O Vitória da Bahia, com 42 pontos, é o primeiro a abrir a zona de rebaixamento.
Na sequência aparecem Ceará e Fortaleza: o Ceará é o 15º, o Fortaleza é o 16º, ambos com 43 pontos ganhos. O Santos, com 44, é outro que ainda corre risco de rebaixamento.
Depois, as equipes que jogarão entre si: Atlético Mineiro e Vasco da Gama, com 45 pontos. Jogarão na última rodada justamente na Arena MRV. Entre eles, Atlético Mineiro e Vasco, um resultado de empate — 0 a 0, 1 a 1, 2 a 2, seja lá o empate que for — leva as duas equipes a 46 pontos e garante que ambas não serão atingidas pela possibilidade de rebaixamento.
Então está pintando aí já uma clareza de que esse jogo pode ser empate no final de semana. Já as outras equipes — Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional — brigam para decidir quem permanece na Série A e quem vai fazer companhia ao Operário Ferroviário na Série B na próxima temporada.
E aí, os números são muito ruins para o Internacional de Porto Alegre, que tem menos 15 gols de saldo, 10 vitórias, precisa vencer dentro de casa no final de semana a equipe do RB Bragantino, e de preferência por goleada, para tentar se manter ainda na Série A.
O Vitória da Bahia é outro que corre um grande risco, e essa equipe joga contra o São Paulo na sua casa, no Barradão, em Salvador, e também corre um risco muito grande. Aí aparecem Fortaleza e Ceará, ambos com 43, precisando de resultados. Ou seja, vai pegar fogo essa rodada do próximo domingo para definir quem vai para a Série B na próxima temporada.
Copa do Brasil: título ainda em aberto
Outro título que ainda está em aberto é o título da Copa do Brasil, que envolve Cruzeiro e Corinthians. Já estão definidas as datas em que serão realizados esses jogos, dia 17 e 21 de dezembro, e agora falta definir os horários das partidas: Cruzeiro e Corinthians, posteriormente Corinthians e Cruzeiro, na decisão de um dos campeonatos que mais paga no continente americano, que é a Copa do Brasil. Envolve muito dinheiro. Mas, de qualquer forma, é o único título grande em aberto para essa temporada de 2025.
Especulações: Pedro Morisco e Gabriel Brazão no Flamengo
Em relação às notícias por aqui, dão conta de que a imprensa da capital está fazendo uma força danada para colocar o Pedro Morisco no Flamengo. Fala-se que ele estaria sendo pretendido pelo Flamengo e pelo Real Madrid. O Flamengo não confirma isso, menos ainda o Real Madrid.
Pedro Morisco é um goleiro interessante, teve um destaque muito grande na Série B, tem 1,91m, 21 anos, é um goleiro muito jovem. E o Gabriel Brazão é outro que também está muito especulado para ir para o Flamengo. Eu acredito que esse sim possa ir para o Flamengo, porque é um goleiro já com 25 anos de idade, uma idade interessantíssima para goleiro, já tem uma boa experiência, disputou toda a Série A desse ano com destaque, tem 1,92m de altura.
Então esse goleiro me parece que seria ou seria prioridade caso o Flamengo realmente esteja comprando um goleiro para substituir o Rossi, que é um destacado goleiro da equipe rubro-negra, campeão da Série A, campeão da Copa Libertadores da América, e que pretende realmente a contratação de um goleiro. Eu acredito que vá o Gabriel Brazão para o Flamengo.
É bom lembrar que o grande destaque de goleiro que nós tivemos aí, que foi para o Flamengo e não emplacou, foi o Santos, do Atlético Paranaense. Chegou lá muito badalado, que seria o goleiro a ser titular do Flamengo, jogou poucos jogos, foi preterido e, na sequência, até a chegada do atual goleiro Rossi, o argentino, o Santos acabou desaparecendo. Foi para o continente europeu, voltou, está aí de volta. O fato é que não emplacou na equipe do Flamengo.
Também não dá para ter como favas contadas que o Pedro Morisco vai emplacar em qualquer lugar que vá, né? Teve destaque, mas foi numa Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda precisa provar muita coisa para se dizer que vai ser aí um dos grandes goleiros do futebol internacional. Mas há uma força da imprensa da capital.
Operário: reforços e preparação da Copinha
Em termos de Operário Ferroviário, por enquanto, das contratações cinco, seis prometidas pelo Conselho Gestor, só chegou o Edwin Torres, aquele atacante de lado, que já foi definido como reforço do Operário Ferroviário. Fora isso, mais ninguém pintando por enquanto oficialmente para reforçar o Operário Ferroviário, coisa que deve acontecer na sequência dos trabalhos.
É bom lembrar que o time do Operário segue trabalhando com a sua categoria sub-20, com vistas à Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa o ano já com atividade em São Paulo.
Eu volto amanhã aqui no Bola Rolando. Um grande abraço, conto sempre com você, aqui no Portal e Rádio BNT.























