Na tarde de hoje (11) uma moradora do bairro Santa Paula, em Ponta Grossa, fez uma descoberta perturbadora ao encontrar uma bolsa de sangue em um terreno baldio próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula.
A moradora entrou em contato com o portal BNT para relatar o achado. Ela expressou sua preocupação com o perigo que o material representava, tanto para animais que poderiam entrar em contato com ele quanto para pessoas, devido ao potencial contagioso.
Em contato com a comunicação das UPAs de Ponta Grossa, o portal BNT foi informado de que a hipótese da bolsa de sangue ter saído de dentro da UPA Santa Paula é improvável. Segundo a equipe de comunicação, a unidade não realiza nenhum tipo de transfusão de sangue, portanto, bolsas de sangue como a descoberta no terreno baldio, não existem dentro da unidade. Quando necessário, esse procedimento é realizado em hospitais ou na UPA Santana.
Além disso, foi destacado que todo resíduo hospitalar na UPA é descartado com rigor máximo, em recipientes próprios para lixo infectante. Uma empresa especializada é responsável pela coleta desse material na unidade, e os frascos são devidamente identificados com etiquetas contendo o nome do paciente.
Leia também: Trânsito caótico na rotatória do antigo matadouro de PG gera revolta entre moradores desde 2021