Brasil Política

Bolsonaro afirma que não passará a faixa para Lula durante evento de posse

O atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) afirmou para apoiadores que está 100% decidido e não irá passar a faixa oficial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante o evento de posse no dia 1ª de janeiro. Com isso, Mourão deve ser responsável por participar do evento, mas ele também deu uma resposta negativa ao dizer que “isso é papel do presidente”.

A cerimônia é regida pelo decreto 70.274, de 9 de março de 1972, que afirma que devem estar presentes na cerimônia os integrantes do antigo ministério, como também os chefes dos Gabinetes Militar, Civil, Serviço Nacional de Informações e Estado-Maior das Forças Armadas. O decreto também informa que o presidente eleito deve ser recebido pelo presidente cujo mandato findou, mas Bolsonaro não é obrigado a participar do evento.

Caso o presidente Bolsonaro não esteja lá para passar a faixa, o seu vice, Mourão, deve ser responsável por fazer isso, mas Mourão também parece não querer se envolver “na briga”. Caso isso ocorra, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) deve se responsabilizar por passar a faixa e caso também se recuse o presidente da Câmara dos Senadores deve cumprir o ato.

Vale ressaltar que com ou sem entrega da faixa Lula vai assumir o cargo em 1º de janeiro, isso porque tudo não passa de um ato simbólico.


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR