Destaque Política

Câmara adia votação do projeto de terceirização dos cemitérios de PG

Reprodução
A justificativa é a falta de capacidade para geri-los, visto o abandono e condições precárias da maioria dos locais. Julio Kuller (MDB) defendeu a terceirização

Em sessão extraordinária na tarde desta quarta (31), a Câmara de Vereadores de Ponta Grossa retirou para vistas o projeto da terceirização de todos os cemitérios municipais.

O projeto, de autoria do Executivo em regime de urgência, previa a terceirização dos 23 cemitérios de Ponta Grossa, entre urbanos e rurais. A justificativa é a falta de capacidade para geri-los, visto o abandono e condições precárias da maioria dos locais.

O líder do governo na Câmara, Julio Kuller (MDB), defendeu a terceirização, visto que seria uma solução para o problema. “Nós temos 23 cemitérios na cidade e a Prefeitura não tem capacidade de gerir todos. E como é necessário a Prefeitura achar soluções para estes problemas de gestão, ela nos dá este projeto de terceirização dos cemitérios”, pontuou.

Leia também: Justiça determina retorno de Celso Cieslak ao cargo de vereador de PG

Entretanto, os outros vereadores negaram o processo de urgência e retiraram para as vistas, devido a diversos problemas, como os custos para os contribuintes e as questões dos servidores.

A autora do pedido, Josi do Coletivo (PSOL) alegou que não houve o mínimo debate sobre a pauta. “Não houve conversa com os servidores que trabalham lá, precisamos de audiência pública para debatermos com a população e os servidores da cidade. Nós precisamos como vereadores, precisamos atender a todos”, comentou.

Paulo Balansin (PSD) disse que é necessário uma solução, mas que deve ser debatida. “Do jeito que tá não pode ficar. Temos que ver muito bem esta terceirização, ter só para cobrar não pode. É muito triste ir lá e ver o cemitério roubado, quebrado, estragado. Pedimos vistas para analisar o que seria melhor para este problema”.

O projeto foi retirado da urgência por 10×8, e para vistas por 15 dias, pelo placar de onze favoráveis e sete contrários.

Reprodução

    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone