Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Castro desta quarta-feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento nº 175/2023 que pede a possibilidade de arborização na rua Doutor Jorge Xavier da Silva, a principal via que liga o comércio castrense. De autoria do vereador Joel Elias Fadel (Patriota) a ideia é colocar mais árvores em toda a Doutor Jorge, ou seja, deixando o local mais verde. Por outro lado, no mês passado o vereador pediu também que seja criado um Jardim Botânico no Parque Lacustre, para que todo o entorno seja preenchida por novas árvores e plantas.
Em relação a arborização no centro, a reportagem conversou com o vereador. Segundo ele, na gestão do ex-prefeito Reinaldo Cardoso a Doutor Jorge passou por uma revitalização tanto no calçamento e na colocação de árvores, mas no decorrer dos anos algumas árvores foram removidas, e com isso pede a recolocação de novas mudas. “Se você observar uma quadra só existe uma árvore e as outras foram simplesmente ‘arrancadas’, e desde então não foram recolocadas. Então, muito tempo estou batendo na tecla e temos que estudar um projeto para voltar com as árvores”.
Sobre como poderá ser realizada a colocação dessas novas árvores, Joel destaca que “as que foram cortadas o espaço está lá, sendo possível de ver ainda o tronco das antigas, ou seja, tem que arrancar a antiga e plantar a nova. A possibilidade é que todos os lados podem ser colocadas, mas para isso precisa ter um estudo, e até hoje não sei porque as árvores que tinham foram cortadas”.
Durante a sessão, a votação para o Projeto de Lei nº 25/2023 do vereador Maurício Kusdra, sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados de inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial da fibromialgia, foi pedido vista por cinco dias pelo vereador Jovenil (Podemos). A justificativa seria para melhor estudo.
Leia também: 4º Rally dos Tropeiros acontece neste sábado em Castro