Política

Câmara de PG aprova aumento da idade e campanha de conscientização do ‘Teste do Olhinho’

Imagem: CMPG
'Teste do Olhinho' deverá ser feito em crianças de 0 a 5 anos de idade. Proposta é que também se crie uma campanha de conscientização ao exame

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (22), o aumento da idade para realização do teste de retinoblastoma, conhecido como ‘Teste do Olhinho’.

De acordo com o projeto 360/2023, de autoria do ex-vereador Felipe Passos, o ‘Teste do Olhinho’ deverá ser feito em crianças de 0 a 5 anos de idade. O exame, que é obrigatório, é feito em todas as unidades de saúde e maternidades municipais. A proposta de Passos é que também se crie uma campanha de conscientização ao exame em CMEIs e escolas municipais de Ponta Grossa.

O ‘Teste do Olhinho’ avalia as estruturas do globo ocular e, com isso, permite identificar qualquer alteração que seja sugestiva de doenças oculares como catarata congênita; glaucoma; retinoblastoma; ou outra deficiência. Além disso, neste teste, o médico também pode avaliar se o bebê possui algum grau elevado de miopia ou hipermetropia.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão e enviada para sanção de Elizabeth.

Leia também: Após suspensão, Série A do Brasileirão já tem data de retomada dos jogos


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR