Campos Gerais

Canil de Castro passa a contar com plantão noturno e de fim de semana

IMG-20250107-WA0117 Boca no Trombone IMG-20250107-WA0117
Foto: Divulgação/Daniel Calvo
Superlotado, Canil incentiva adoção para abrir novas vagas. Pelo menos 40 desses cães já estão castrados e vacinados, mas alguns chegam a permanecer mais de dois anos abrigados por falta de novos tutores

Quase 50 cães ocupam as seis baias do Canil Municipal de Castro que não pode receber mais animais por falta de espaço. Para começar as atividades de 2025, a equipe do Canil pede apoio da população para dar novos lares aos bichinhos retirados das ruas e de situações de maus-tratos.

“O primeiro passo é promover a adoção dos animais que estão aqui, especialmente dos que têm alguma deficiência. O pessoal tem muito preconceito, mas são animais ativos, brincalhões e saudáveis”, diz Sthephani Prestes de Castro, médica veterinária que vai assumir como responsável técnica do espaço.

Pelo menos 40 desses cães já estão castrados e vacinados, mas alguns chegam a permanecer mais de dois anos abrigados por falta de novos tutores. Para adotar, o primeiro passo é entrar em contato pelo WhatsApp (42) 2122-5322. “Basta enviar mensagem por escrito falando do interesse, que podemos começar o processo de adoção”, explica a médica.

Ela reforça que, como está superlotado, o Canil não pode realizar novos resgates neste momento, mas que as pessoas podem denunciar as situações pelo menos número de telefone. “Aqui só acolhemos animais trazidos pelas protetoras independentes, que fazem esse resgate e depois nos trazem as demandas. Em Castro, são 21 protetoras cadastradas no Canil”, detalha.

Plantão

A primeira novidade neste ano é que o Canil tem agora um sistema de plantão veterinário para atender animais em situação de risco resgatados à noite e em fins de semana, pelo mesmo canal de whats. O sistema já está em vigor. “Uma orientação importante é que as pessoas que enviarem as denúncias, nos ajudem segurando o animal no local indicado. Não adianta apenas mandar a localização e deixar o cachorro solto, porque ele se desloca e a gente não consegue encontrar”, indica a médica veterinária.

Castrações

Com relação às castrações, Sthephani conta que o objetivo é aumentar o número de procedimentos, que no ano passado era de, em média, 50 por mês, mas que para isso é preciso primeiramente liberar espaço para o acolhimento. “As castrações são feitas apenas em animais de rua e não valem, por enquanto, para cães domiciliados”, ressalta.

Castra Móvel

O vice-prefeito Régis Moreno fez uma visita técnica ao Canil nesta terça-feira (7) e observou a situação do Castra Móvel, um veículo adaptado para funcionar como uma clínica de castração ambulante destinado pelo Governo Federal ao Município há seis anos. “Foi uma conquista importante para a cidade e a gente precisa colocar ele para funcionar. Não tem como ver uma estrutura dessas parada”, lamenta.

Para a ativação, o Castra Móvel vai precisar de alguns reparos básicos e da contratação de mais um médico veterinário como responsável técnico. “Vamos cuidar disso nos próximos meses e escolher um local estratégico para posicionar essa estrutura e atender a população que deseja castrar seus animais. E vamos promover nesse local mais feiras de adoção”, anuncia Régis. Seis profissionais devem compor a equipe do Canil neste primeiro momento.

Leia também: Jaguariaíva reinicia serviços de manutenções em pontes de madeira na área rural

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para hoje (8) BnT e MasterMind oferecem conteúdo para o seu sucesso Novo vídeo comprova avistamnte de OVNI no céu de Ponta Grossa Previsão do tempo para hoje (7) Veja como ficou o Lago de Olarias depois do Revellion Chuva de granizo em Uvaranas Chuva de granizo assusta moradores do Roxo Roiz