O município de Carambeí teve a inauguração do primeiro Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), na manhã desta sexta-feira (07). O novo equipamento social tem como objetivo atender famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.
A solenidade foi realizada na sede do CREAS, Rua das Violetas, 353, no Jardim Bela Vista. Estiveram presentes a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, além da prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, e demais autoridades locais.
Leia mais: Acúmulo de lixo revolta moradores do Parque das Andorinhas em PG
A equipe de reportagem do Portal BnT conversou com Leandre Dal Ponte, que destacou a importância do CREAS para a comunidade.
“Aqui, a gente vai encontrar crianças, pessoas com deficiências, pessoas idosas, mulheres. Preconceito racial, é com esse tipo de vulnerabilidade, rompimento de direitos que a gente vai trabalhar. É por isso que a gente fica feliz de perceber que, mais do que uma obra, aqui tem uma equipe de profissionais preparados para justamente fazer todo esse acolhimento, esse atendimento e ajudar essas pessoas a superarem esse momento difícil que elas passam por suas vidas”, afirmou a secretária e deputada federal.
Ela também ressaltou a necessidade de que os municípios tenham estruturas administrativas voltadas para a assistência social. “É muito importante que o município, a depender da sua condição, tenha uma secretaria. Se não puder ter uma secretaria, que tenha um departamento. Se não puder ser um departamento, que seja uma coordenação, mas que tenha realmente alguém que seja responsável por essa política tão importante, que representa mais de 50% de todos os habitantes da cidade”, pontuou.
A prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, enfatizou a necessidade de um espaço adequado para os profissionais e para a população assistida pelo CREAS.
“Muitos prédios eram alugados e nós vimos a necessidade de dar um conforto a esses profissionais que fazem um serviço espetacular, maravilhoso, cuidando das pessoas, das famílias em vulnerabilidade social. Eles merecem um lugar que venha acomodar, que venha acolher essas pessoas que já chegam aqui fragilizadas”, declarou.
Elisângela também lembrou do esforço para viabilizar o projeto por meio de recursos parlamentares.
“Quando nós buscamos essa emenda da deputada Leandre, também colocamos uma porta grande do município, para reestruturar o trabalho social de toda a equipe em rede, dando suporte e infraestrutura para um atendimento confortável”, completou.