A canonização de Carlo Acutis, jovem italiano reconhecido como o primeiro santo da geração millennial, foi oficialmente remarcada para o dia 7 de setembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13) pelo papa Leão XIV, durante reunião do Consistório Ordinário Público, no Vaticano.
Inicialmente, a cerimônia estava prevista para 27 de abril, na Praça de São Pedro, como parte das celebrações do Ano Jubilar dedicadas aos adolescentes. A morte do papa Francisco, ocorrida em 21 de abril, poucos dias após a Páscoa, levou ao adiamento da data e à reprogramação da canonização.
Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, e morreu aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália, vítima de uma leucemia fulminante. Os primeiros sinais da doença surgiram apenas um mês antes de sua morte.
O jovem foi beatificado em 10 de outubro de 2020, pelo então papa Francisco, que o descreveu como um exemplo de fé ativa e sensível às necessidades do próximo. Ainda em vida, Carlo ficou conhecido por utilizar a internet como ferramenta de evangelização, criando um site para catalogar milagres eucarísticos ao redor do mundo — projeto que começou aos 11 anos.
Com a canonização, Carlo Acutis será oficialmente reconhecido como santo da Igreja Católica. Sua trajetória de fé, vivida em meio ao cotidiano digital do século XXI, continua a inspirar jovens em diferentes partes do mundo, especialmente pela forma como uniu tecnologia e espiritualidade.
Leia mais: Confira se o Feira Verde estará perto da sua casa nesta segunda (16)