A cidade de Castro inicia a construção do Centro de Excelência do Leite, projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar-PR) que prevê investimentos de R$ 40 milhões e a criação de mais de 500 vagas gratuitas para ensino técnico e qualificação profissional. A proposta foi apresentada ao prefeito Reinaldo Cardoso pelo superintendente do Senar-PR, Pedro Carmona Gallego, em uma reunião realizada nesta quinta-feira (16).
Segundo Gallego, o Centro será voltado ao desenvolvimento de jovens para o setor agropecuário, com foco na produção leiteira de alta qualidade. “Nossa luta, junto com a Prefeitura, é fazer com que esse Centro venha para Castro. A Castrolanda já se engajou na ideia e está nos ajudando. Vamos educar jovens do Brasil inteiro para que o produtor rural possa produzir o melhor leite e da maneira mais rentável possível com o aprendizado todo centrado aqui”, afirmou.
O projeto contempla a construção de oito prédios, totalizando 4,3 mil metros quadrados em uma área de aproximadamente três hectares. Dois terrenos próximos ao Agroleite estão sendo avaliados. “Se conseguirmos fazer com que Brasília entenda que é aqui o lugar, e já temos um compromisso deles, em agosto, durante o Agroleite, vamos lançar a pedra fundamental já com os projetos de engenharia. Depois, em um ano e meio, o Centro deverá entrar em operação”, detalhou o superintendente do Senar-PR.
Durante a reunião, o prefeito de Castro garantiu apoio à iniciativa e comprometeu-se a realizar as obras viárias e de infraestrutura necessárias para viabilizar o projeto. “Com esse projeto se concretizando, Castro vai ser referência nacional do leite em tecnologia e na formação de pessoas”, declarou Reinaldo Cardoso.
O secretário de Agricultura do município, Reinaldo Cardoso Filho, destacou os benefícios do Centro para a região. “Além de suprir a carência de profissionais especializados para atender às necessidades dos produtores rurais, o Centro ainda terá uma infraestrutura para análises laboratoriais de alta qualidade que pode prestar serviços aos pecuaristas e fortalecer a segurança alimentar”, comentou.
O Centro de Excelência do Leite será uma iniciativa do Senar Nacional em parceria com o Sistema Faep e o Senar-PR. A proposta é desenvolver profissionais com formação técnica e prática voltada à gestão sustentável e eficiente da pecuária leiteira. Além do ensino técnico, o local poderá oferecer graduações, pós-graduações e cursos a distância.
Entre os cursos avançados previstos estão a Especialização Técnica em Bovinocultura de Leite e o Técnico em Agronegócio, voltados para atender às demandas de um mercado em expansão.
Com o apoio da Prefeitura de Castro, o projeto busca consolidar o município como referência nacional na formação de profissionais e na tecnologia aplicada à pecuária de leite.
*Com informações da Assessoria de Castro
Veja também: UEPG com Inscrições para Graduação em Pedagogia no Polo UAB de Ipiranga