Agronegócio

Certificação vai ampliar vendas de agroindústrias de Carambeí

Divulgação/Assessoria Parlamentar
Com o convênio Susaf/PR, produtos de pequenas agroindústrias locais, que só têm certificado de inspeção municipal, poderão ser vendidos em todo o Estado

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou na quinta-feira, 25, da solenidade de adesão do município de Carambeí, nos Campos Gerais, ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR), do Governo do Estado. Com o convênio, produtos de pequenas agroindústrias locais, que só têm certificado de inspeção municipal, poderão ser vendidos em todo o Estado.

“Esta habilitação é uma grande conquista porque reduz entraves para certificar produtos alimentares. Ao atender requisitos higiênico-sanitários estaduais, o sistema cria novas oportunidades para os pequenos produtores de Carambeí. Importante aproveitar esta iniciativa porque ela abre o mercado de todo o Paraná e amplia a possiblidade de melhorar a renda de agroindústrias familiares ou associativas ”, afirmou Romanelli ao cumprimentar a prefeita Elisângela Pedroso (PSB) pela iniciativa.

Romanelli destacou que o Susaf é resultado de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa e está bem estruturado. A partir de uma série de critérios, ele reconhece que o serviço de inspeção de normas higiênico-sanitárias do município é equivalente ao exercido por órgãos estaduais. “O nosso governo está junto com vocês nesse compromisso de expansão do comércio”, afirmou o vice-governador Darci Piana, que esteve presente na solenidade, juntamente com o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

O secretário explicou que há três selos de inspeção para alimentos de origem animal: o municipal, o estadual e o federal. Cada um deles determina onde os produtos podem ser comercializados. “Quem tem apenas o selo de inspeção municipal só pode vender a produção no próprio município”, registrou Ortigara. “O Susaf tem normas rígidas, mas encurta o caminho para que pequenas agroindústrias possam expandir seus espaços de comercialização”.

Sem barreiras

Ele ressaltou que o Susaf quer valorizar o espírito empreendedor de quem transforma produtos do campo. “Muitas vezes, o produto é muito bom e segue boas práticas. Então a estratégia é fazer uma auditoria no serviço municipal. Se tem boa estrutura, capacidade técnica, bons métodos de trabalho, o Estado reconhece e retira barreiras. Aí a venda pode acontecer em qualquer região do Paraná”, afirmou o secretário.

A prefeita Elisângela Pedroso destacou que o município promove diversas iniciativas de formação e qualificação de mão de obra, além de apoio aos empreendedores. “Estamos crescendo, melhorando, e isso é progresso e desenvolvimento chegando a Carambeí”, afirmou. “Para alguns, a conquista do Susaf pode ser um pequeno passo, mas para nós é um grande salto”, sustentou ela.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone