O mês de janeiro de 2025 foi mais chuvoso que o esperado em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. A informação é do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
De acordo com o instituto, choveu cerca de 173,6mm em Ponta Grossa durante os primeiros 31 dias do ano. O valor é maior que a média histórica para o período, que é de 159,3mm. Para se ter uma ideia, o último dia onde não se registrou chuva na cidade foi em 21 de janeiro.
Nos Campos Gerais, também houve uma incidência maior de chuvas que a média histórica. Em Jaguariaíva, por exemplo, foram registrados 277,8mm de precipitação em janeiro – o esperado era 236mm. Em Telêmaco Borba, choveu 240mm no mês e em Cândido de Abreu, 278,6mm.
O que esperar para fevereiro?
O Simepar informou que, em relação ao mês de fevereiro, o padrão de pancadas de chuva isoladas deve continuar, especialmente nas tardes. Isso se deve ao calor e à umidade transportada da Bacia Amazônica e do oceano.
Em relação à série histórica dos acumulados de chuva para fevereiro, é esperada uma quantidade acima da média em todas as regiões paranaenses. “Nas regiões Sudoeste, Centro-Ocidental, Centro-Sul, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Campos Gerais, os acumulados de chuva em fevereiro são entre 140 e 180 mm”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.
Em fevereiro, as temperaturas máximas devem ficar ligeiramente acima da média. A faixa da região Sul até a área Central do Estado é a menos quente, com máximas entre 26ºC e 28ºC. Ao redor desta área as temperaturas máximas sobem progressivamente. No extremo Sudoeste, Oeste, Norte até o topo da faixa Leste, as máximas devem passar dos 30ºC.
O calor será intenso, mas o mês terá vários momentos de trégua. “Devido às altas temperaturas e à oferta de umidade, temporais isolados podem se desenvolver, acompanhados de raios e fortes rajadas de vento localizadas, aliviando momentaneamente a sensação de abafamento nas áreas atingidas”, diz Munhoz.
Próximos dias
Para a próxima semana, o Simepar prevê novas chuvas em Ponta Grossa, contudo, as pancadas deverão ser isoladas. Os maiores volumes de chuva devem ser registrados na terça (04) e quarta (05). Já os termômetros devem variar entre 19ºC e 25º durante os próximos dias.
Com informações do Simepar, AEN e redação BNT
Leia também: Alexandre Curi e nova Mesa Diretora assumem Assembleia Legislativa nesta segunda (03)