O avanço de um ciclone extratropical pode provocar chuvas no sul do país a partir desta quarta-feira (08), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mas tempestade não vai atingir o Paraná.
O deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica, no norte Argentina em direção ao sul do Uruguai, e a formação de um ciclone extratropical que, de forma rápida, se deslocará para o oceano, vai estender uma frente fria, que cruza o Rio Grande do Sul e traz a instabilidade às demais áreas do estado. Neste período, a previsão indica queda acentuada de temperaturas, com prováveis rajadas de vento acima dos 80m k/h e chuva entre 20 a 50 mm em diversas partes do RS.
Com a previsão, o Portal BNT conversou com o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR), Reinaldo O. Kneib, o qual esclareceu que “havia a previsão da formação de um ciclone extratropical se desenvolver sobre o Oceano Atlântico, muito perto do litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai e a frente fria associada ao ciclone se aproximar do Paraná. Porém o ciclone (área de baixa pressão) não vai atingir o Paraná”.
“Entre hoje (08) e amanhã, quinta-feira (09), o tempo muda no Estado por conta da proximidade da frente fria e chuva pode ser registrada de forma isolada desde o Oeste, fronteira com o Paraguai até o Leste, inclusive nos Campos Gerais”, completou o meteorologista.