Com o objetivo de gerar economicidade aos municípios, e fortalecer o atendimento na área da saúde regional, a nova diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) será empossada em cerimônia realizada nesta quarta-feira às 14 horas, dia 18, na sede do Sebrae em Ponta Grossa. O prefeito de Arapoti, Irani Barros, encabeça a diretoria para a gestão 2023/2024.
“Além da economia dos cofres públicos, ao otimizar os trabalhos do CimSaúde, fortalecemos e integramos nossos municípios, cada um em suas particularidades”, garante.
Além de Barros, outros prefeitos assumem a diretoria. O chefe do Executivo de São João do Triunfo, Abimael do Vale assume a vice-presidência, o de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, a tesouraria, e de Tibagi, Artur Nolte, a secretaria. Eles integraram a chapa única intitulada “Fortalecimento da Atenção Ambulatorial Especializada nos Campos Gerais”.
Para o vice-presidente eleito, o Consórcio deve continuar realizando um trabalho mais próximo dos municípios, descentralizando o atendimento de suas sedes e subsedes. “O trabalho do CimSaúde vai além do atendimento na Atenção Secundária. A equipe auxilia também na Atenção Primária”, conta.
A descentralização contribui, inclusive, na economia aos cofres públicos municipais. Conforme o secretário eleito, os gastos com o transporte sanitário tendem a diminuir. “Vamos atender os pacientes mais próximos de suas residências”, aponta.
A aproximação com os municípios e o processo de escuta dos gestores deve ser frequente. “Queremos um trabalho em conjunto, para que consigamos aprimorar a gestão de todos”, esclarece o presidente eleito. As determinações e orientações junto ao Ministério Público também devem pautar as ações da nova diretoria. “Por entender os benefícios do trabalho em Consórcio, os órgãos estão cobrando a realização de contratos em conjuntos, e não individuais”, aponta Barros.
De acordo com o tesoureiro eleito, os benefícios vão muito além da economicidade. “São inúmeros. Temos que aprimorar para aproveitar todas as possibilidades que o Consórcio nos proporciona”, destaca Carneiro.
Diretora Executiva do CimSaúde, Pâmela Costa, destaca o andamento e a expansão dos trabalhos do Consórcio nos últimos anos, e vislumbra novos projetos para os próximos meses. “Temos muito a realizar. Iniciamos com o Qualicis, mas logo disponibilizaremos ainda mais novidades que irão beneficiar os 19 municípios consorciados”, exulta.