Paraná

Comércio do Paraná cresce 3,8% no primeiro bimestre e supera média nacional, segundo IBGE

Setores de eletrodomésticos, veículos e vestuário impulsionam alta no volume de vendas e receita no Estado Boca no Trombone Setores de eletrodomésticos, veículos e vestuário impulsionam alta no volume de vendas e receita no Estado
Gabriel Rosa/AEN
Setores de eletrodomésticos, veículos e vestuário impulsionam alta no volume de vendas e receita no Estado

O comércio paranaense teve desempenho acima da média nacional no início de 2025. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no Estado cresceu 3,8% no acumulado do primeiro bimestre do ano, superando a média brasileira de 2,3%.

O bom resultado coloca o Paraná à frente de estados com economias robustas, como Minas Gerais (2,8%), Rio de Janeiro (0%) e São Paulo, que teve queda de -0,6% no mesmo período.

A diretora do IBGE no Paraná,  destacou que o crescimento expressivo reflete a força do varejo ampliado no estado, que inclui setores como veículos, material de construção e atacado de alimentos. “O desempenho do Paraná mostra um ritmo consistente de crescimento, puxado principalmente por setores que respondem rapidamente à confiança do consumidor e ao crédito”, explicou.

Crescimento consolidado

Na comparação entre fevereiro de 2025 e o mesmo mês do ano anterior, o volume de vendas no Paraná teve alta de 3,3%, também superior à média nacional (2,4%). Já no acumulado dos últimos 12 meses, a variação positiva foi de 4,5%, frente aos 2,9% do país.

Entre os setores com melhor desempenho no acumulado de 2025, destacam-se:

  • Eletrodomésticos: +22,3%

  • Móveis e eletrodomésticos: +18,7%

  • Veículos, motocicletas, partes e peças: +16,4%

  • Tecidos, vestuário e calçados: +10,2%

Já no acumulado dos últimos 12 meses, os destaques ficaram por conta de:

  • Veículos, motocicletas, partes e peças: +18,8%

  • Eletrodomésticos: +17,8%

  • Móveis e eletrodomésticos: +16,4%

  • Material de construção: +13,6%

Receita acompanha crescimento

Além do volume de vendas, a receita do comércio também apresentou avanço significativo. O crescimento no acumulado do ano foi de 7,8% no Paraná, já descontada a inflação, enquanto a média nacional ficou em 6,9%. O estado também superou São Paulo (4,4%), Rio de Janeiro (4,7%) e Minas Gerais (5,8%) neste indicador.

No comparativo de fevereiro de 2025 com fevereiro de 2024, a receita das vendas no estado cresceu 7,6%, contra uma média nacional de 7%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o aumento foi de 7,6%, superando os 6,7% da média do país.

Potência econômica

Com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 718 bilhões em 2024, o Paraná ocupa a quarta posição entre as maiores economias do Brasil. O desempenho do comércio varejista reforça a relevância do estado no cenário nacional e o dinamismo da sua economia.

A PMC acompanha o desempenho do varejo com base em dados de empresas com 20 ou mais empregados e que atuam principalmente no comércio varejista. Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no portal Sidra, o sistema de dados do IBGE

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais. Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar