O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ponta Grossa (CMDPI), seguindo as diretrizes estabelecidas pela Lei Municipal nº 11.139, de 04/10/2012, deliberou sobre a aprovação de um projeto relevante e o consequente repasse de recursos. A decisão foi tomada na reunião plenária realizada em 23 de outubro de 2023.
O projeto em questão, referente à solicitação apresentada pela Santa Casa de Ponta Grossa, aprova a aquisição de um equipamento de tomografia computadorizada no valor de R$ 2 milhões. O objetivo principal, de acordo com a resolução nº040/2023, é proporcionar assistência em exames diagnósticos de tomografia de forma humanizada, com foco em atender 100% dos pacientes idosos que buscam os serviços da Santa Casa.
O documento diz ainda que a iniciativa visa beneficiar um público-alvo significativo, abrangendo 55.504 pessoas idosas por ano.
O portal Boca no Trombone entrou em contato com o conselho, buscando saber mais detalhes sobre o repasse e, segundo o conselho, os R$ 2 milhões destinados pelo CMDPI para a Santa Casa de Misericórdia para aquisição de um tomógrafo computadorizado são oriundos da destinação de parte do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que indicaram a instituição como beneficiária.
A presidente do conselho, Viviane Dick Ossig, afirma que o aparelho trará agilidade nos atendimentos, que hoje se encontram mais de 300 pessoas em espera para realizar o procedimento. “A aquisição de um novo equipamento irá contribuir para agilizar os atendimentos de radiologia. Nos últimos 12 meses, 10.519 idosos realizaram tomografia na Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. Atualmente 340 pessoas idosas se encontram em fila de espera para tal procedimento. Pelos dados informados no projeto aprovado pelo CMDPI, são realizados aproximadamente 40 tomografias diárias para pessoas idosas”, destaca.
Leia também: Prefeitura de PG lança edital de apoio a produções audiovisuais através da Lei Paulo Gustavo