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Consórcio Infraestrutura PR vence leilão e será a responsável pelas rodovias dos Campos Gerais em 2024

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Pedágio em Carambeí
O Consórcio Infraestrutura PR investirá mais de R$17 bilhões na PR-151, BR-277 e PR-092, além de outras rodovias da região nos próximos 30 anos

Os quase 605 km de rodovias do Lote 2 do Paraná, que cortam toda a região dos Campos Geraos serão administrados pelo Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes nesta sexta (29).

O leilão abrange as rodovias federais BR-153, 277, 369 e as rodovias estaduais, PR-151, PR-092, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, conectando pontos estratégicos da região, como os Campos Gerais, o Porto de Paranaguá e a Região Metropolitana de Curitiba.

O Consórcio Infraestrutura PR investirá mais de R$17 bilhões nas rodovias do Lote 2 ao longo dos próximos 30 anos.

Quem é o consórcio?

O Consórcio é uma associação entre as empresas EPR 2 Participações e Perfin Voyager, especializadas em investimentos em concessões de rodovias e mobilidade. 

Atualmente, o grupo já é responsável por três concessões estaduais em Minas Gerais, com contratos de 30 anos, e agora assumirá sua primeira concessão federal com o Lote 2 do Paraná.

Serviços

Em relação à segurança dos usuários, o projeto incluirá a instalação de câmeras com tecnologia OCR para o reconhecimento de placas, pontos de atendimento ao usuário com acesso à internet Wi-Fi, painéis de mensagem variável e sistema de pesagem automático. A conectividade também será um destaque na concessão, com cobertura 4G e sistema de telefonia ao longo de toda a rodovia, além de iluminação em LED em áreas críticas.

O Lote 2 contará com cinco Bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (BSO/SAU), incluindo duas já existentes que passarão por uma reforma completa e três novas a serem implantadas.

Cronograma de Atuação

O cronograma de atuação prevê que a empresa vencedora do leilão assine o contrato em janeiro, com a concessão assumida 30 dias após a assinatura, prevista para fevereiro de 2024. 

Os primeiros trabalhos, incluindo a revitalização asfáltica de trechos, a construção de novas praças de pedágio e postos de atendimento, serão concentrados no primeiro ano da concessão, somando um investimento de mais de R$ 315 milhões em obras. A expectativa é que a concessão gere cerca de 110 mil empregos diretos e indiretos, impulsionando o crescimento econômico da região.

Leia também: Ponta Grossa terá orçamento recorde de R$ 1,6 bi para 2024

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