Uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) revela que metade dos consumidores paranaenses planeja presentear no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. O valor médio que os consumidores pretendem gastar é de R$ 186,11. A pesquisa mostra que Ponta Grossa é a cidade onde os consumidores planejam gastar mais nesta data comemorativa, com uma média estimada de R$ 191,53.
O levantamento foi realizado entre 19 e 23 de setembro pelo grupo Datacenso, que entrevistou 600 consumidores nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, com um grau de confiança de 95%.
De acordo com o estudo, a internet é o canal preferido pelos consumidores para pesquisar e comparar preços antes de realizar uma compra, com 89% dos entrevistados afirmando utilizar essa estratégia. No entanto, uma parcela significativa de consumidores, especialmente nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, além do público feminino, prefere visitar lojas físicas, especialmente em datas comemorativas.
Os itens mais mencionados na pesquisa incluem brinquedos (68%), roupas (31%), calçados (16%), eletrônicos (15%), artigos esportivos (13%) e livros (13%). A pesquisa também indica que 49% dos entrevistados preferem comprar pela internet, seguidos por 26% que optam por shoppings e 24% que preferem lojas de rua.
Leia mais: Paranaenses se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos
Quanto à forma de pagamento, 31% dos consumidores preferem parcelar as compras com cartão de crédito ou pagar à vista com o mesmo meio. O pagamento via Pix é a opção escolhida por 20% dos entrevistados.
Expectativas econômicas
Em relação à expectativa econômica para o Brasil nos próximos meses, o estudo revela que a preocupação é o sentimento predominante entre os consumidores paranaenses, com 48% expressando essa preocupação. Além disso, 26% estão apreensivos quanto à evolução do cenário econômico e 26% se sentem desanimados.
Ao serem questionados sobre o que consideram mais importante na hora da compra, 50% dos consumidores destacaram o “atendimento”; 49% mencionaram preços competitivos e 47% a qualidade dos produtos. Confira aqui a pesquisa completa realizada pelo grupo Datacenso.