O vereador Geraldo Stocco (PV) usou a tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa, nesta segunda-feira (20), para cobrar explicações sobre o contrato de terceirização das castrações feito pelo município. O serviço é pago pela Prefeitura e executado por clínicas particulares.
“Sabemos que o atual contrato está para se encerrar, por isso já queremos saber como está a nova licitação. Não é possível que o município fique um dia sem prestar esse auxílio à causa animal”, cobrou Stocco. O vereador ainda lembrou que a castração de animais é uma das principais formas de conter a população de animais de rua, além de também ajudar na contenção de doenças que atingem tais populações.
A castração gratuita de animais domésticos em Ponta Grossa é prevista em lei desde 2009. O atual contrato vence em junho, segundo o vereador Júlio Küller (MDB). “Sabemos que o atual contrato vence no mês que vem e a Prefeitura já está cuidando para que seja resolvida esta questão”, disse o parlamentar. Para a continuidade da castração, deve-se abrir uma nova licitação.
O portal BNT entrou em contato com a Prefeitura para saber como está o andamento da novo contrato, mas, até o momento, não obteve retorno sobre o questionamento.
Além da cobrança, Stocco propôs a criação de uma diretoria de Causa Animal na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A proposta visa garantir maior agilidade das ações em prol da causa, inclusive na aplicação de emendas parlamentares e no atendimento das ONGs e protetoras independentes. “Já sugerimos isso em outro momento e vamos voltar a cobrar essa ação. A criação de uma diretoria de atendimento à Causa Animal daria mais velocidade ao atendimento às demandas do setor, algo que precisamos observar com urgência”, explicou Geraldo.
Por Carlos Solek / com informações da assessoria
Leia também: Ponta Grossa e 8 cidades da região receberão verba para atender população em situação de rua no inverno